Por Débora Silva em 19/01/2016

O Carnaval vem chegando e, durante a empolgação dos dias de festa, muitas pessoas acabam cometendo alguns deslizes que podem prejudicar a saúde. Um dos erros dos foliões diz respeito à insuficiente hidratação do corpo, principalmente se for aliada ao consumo de bebidas alcoólicas. Assim, é essencial manter o corpo hidratado durante o Carnaval para aproveitar os dias de folia com alegria e saúde.

Motivos para se manter hidratada no Carnaval

A água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, pois participa de vários processos metabólicos, como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos.

Para aproveitar os dias de Carnaval com as elevadas temperaturas do verão brasileiro, é fundamental manter o corpo hidratado. Perder água sem a adequada reposição pode levar a quadros de desidratação, com sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga.

O consumo de água facilita o processo de digestão, pois auxilia na formação de enzimas, da saliva e do suco gástrico. Por este motivo, não devemos passar muito tempo sem ingerir líquidos. Aliado ao consumo de fibras, a água ajuda a evitar o intestino preguiçoso e melhora a digestão.

Saiba como manter o corpo hidratado durante o Carnaval

Foto: Free Images

Quando consumimos a quantidade adequada de líquidos, o organismo não retém sódio, responsável pelo inchaço, e também deixa cabelos e unhas mais fortes. O consumo adequado de água e outros líquidos também é importante para expulsar as toxinas do organismo.

A dica para as pessoas que gostam de bebidas alcoólicas é intercalar com água mineral, o que evitará a desidratação do organismo e a sensação de ressaca no dia seguinte.

Dicas para manter o corpo hidratado durante o Carnaval

O ideal é ter o hábito de consumir líquidos mesmo quando não estamos com sede, mantendo uma garrafa de água sempre por perto. Além dos 2 litros de água necessários, outros líquidos também podem contribuir para garantir a hidratação do nosso corpo:

  • Água de coco – Refrescante e saborosa, a água de coco pode ser consumida em sua forma natural ou industrializada. Com poucas calorias, ela é rica em vitaminas e minerais.
  • Frutas ricas em água – Frutas como abacaxi, melancia, melão, laranja, pera, uva e morango são aliadas da hidratação e contribuem para uma alimentação saudável e leve. Outros alimentos também são recomendados, como a alface, chuchu, pepino, nabo, tomate e couve-flor.
  • Sucos de frutas – Além de hidratar, os sucos naturais ou feitos a partir de polpas congeladas ajudam a refrescar nos dias quentes do Carnaval.

Veja mais!