Por Natália Petrin em 05/03/2015

Muito conhecido por mulheres de todos os lugares, o relaxamento é um tratamento químico bastante usado para diversos fins. Entre eles, abrir melhor as cutículas para a aplicação posterior de uma progressiva, por exemplo, ou ainda para acalmar os cabelos. Esse método age na fibra capilar para diminuir o volume dos cabelos, alongando e alisando em alguns casos.

Por que relaxamento?

O tratamento foi nomeado dessa forma como muitos produtos que conhecemos atualmente: devido a uma marca. A primeira marca que lançou um produto destes se chamava Relax, e chegou no Brasil quando muitas de vocês sequer eram nascidas: na década de 80. Seu propósito inicial era fazer com que mulheres de cabelos cacheados finalmente pudessem ter os fios lisos.

Mágico não? Aposto que vocês ainda não sabiam dessa.

Atualmente, o produto não é mais aquele, mas uma versão aprimorada, pois aquele não tinha um cheiro agradável e era muito forte, causando muitos danos aos fios. Naquela época ainda não existiam os produtos hidratantes em tanta variedade como atualmente.

Saiba como fazer relaxamento nos cabelos em casa!

Foto: Reprodução

Efeitos

Com a evolução daquele primeiro produto, tornou-se possível proporcionar um efeito mais liso aos fios e ainda tratá-los, diminuindo o frizz e o volume. Mas atenção: ao contrário das progressivas, seu efeito não é obrigatoriamente os fios lisos, hein? Tudo vai depender do jeito que seus cabelos são atualmente. Por exemplo, se seus cabelos são crespos, ele vai conseguir chegar a um resultado mais “comportado” e deixar os cachos mais definidos.

Como fazer o procedimento em casa?

Como muita gente não tem dinheiro para ir a um salão, ou ainda prefere fazer as coisas em casa, resolvemos separar uma forma de fazer o relaxamento sozinha. Querem conhecer? Então vamos lá!

Você vai precisar de:

  • Relaxante
  • Toalha
  • Água
  • Vaselina

Você pode comprar um relaxante em lojas de cosméticos aí da sua cidade mesmo, mas evite aqueles que tem “Super” escrito na embalagem. Isso significa que seus efeitos são mais fortes, logo, a química é mais danosa.

Use roupas velhas, pois isso evitará que você perca roupas que aprecia. Passe óleo no seu couro cabeludo ou a vaselina. Isso vai ajudar a manter seu couro cabeludo protegido contra os produtos químicos.

Misture os produtos do relaxante conforme a embalagem, observando o tempo limite que nela consta. Use um relógio para cronometrar.

Em seguida, divida o seu cabelo em quatro partes e comece sempre pelo meio, depois vá para frente de um lado, e antão repita do outro. Tente aplicar das pontas para as raízes.

Com as mãos e luvas, alise cada mecha dos cabelos e aguarde o tempo.

Em seguida, lave o cabelo com água morna ou quente até a remoção total do produto, depois seque.

Prontinho, agora seus cabelos vão ter o efeito dos relaxantes de salão!

Veja mais!