Publicado por Ana Ligia

Muitos dos trabalhos exigem que fiquemos sentados o dia inteiro diante de um computador. Mas passar uma jornada toda sentada não é uma prática saudável e pode acarretar problemas como varizes ou tromboses venosas.

Segundo a revista médica britânica The Lancet, passar mais de oito horas sentada aumenta em 10% o risco de morte, pois a panturrilha é como se fosse o coração das pernas; a cada contração muscular bobeamos sangue e ativamos a circulação.

Quando essa musculatura fica muito parada, pode também ocorrer uma retenção de líquido nos membros inferiores, provocando um inchaço nas pernas e uma predisposição ao desenvolvimento de varizes e trombose venosa.

Saiba como evitar varizes e trombose venosa em quem trabalha sentada

Foto: depositphotos

Segundo a cirurgiã vascular Aline Lamaita, para cada oito horas sentada é preciso praticar, pelo menos, uma hora de atividade física.

“Embora muitas pessoas, com a rotina de trabalho muito pesada, não tenham tempo e disposição para realizar atividade física em outro horário, isso é necessário para que haja um desenvolvimento da musculatura efetiva, que poderia de certa forma protegê-los dos efeitos deletérios do trabalho sentado”,

As pessoas propícias a desenvolverem algum tipo de problema vascular, o recomentado é introduzir alguns hábitos para ativar a circulação, como:

– Praticar exercícios movimentando os pés a cada hora de trabalho sentado;
– Levantar a cada hora e se movimentar um pouco, andando, por exemplo;
– Em alguns casos, usar meias de compressão para conforto e melhor rendimento.

A prática de se exercitar é um hábito recomentado desde cedo, com cuidados especiais após os 40 anos.

“Como depois dessa fase da vida temos uma mudança na estrutura corporal, perdendo massa magra (musculatura), aumento da incidência de outras doenças associadas (hipertensão, diabetes), além do processo normal de envelhecimento, esse grupo deve estar mais atento aos cuidados do dia a dia”, comenta a especialista.

Veja mais!