Publicado por Natália Petrin

Só quem passa pelo problema de ter pele oleosa que sabe o quanto isso pode incomodar no dia a dia. Lavar o rosto várias vezes ao dia é uma das medidas que essas pessoas acabam tendo que tomar, mas que podem acabar prejudicando ainda mais a pele.

Segundo a dermatologista Adriana Salgado, a pele precisa ser lavada duas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e ao anoitecer, com sabonetes que têm especificação de tratamento para peles oleosas. É essencial que você escolha os produtos que são direcionados ao seu tipo de pele, já que direcionados a outros, podem acabar prejudicando a sua pele ainda mais.

Pele oleosa e as bactérias

As bactérias, quando se deparam com peles oleosas, acabam se aproveitando do óleo como uma forma de cultura. Com isso, acabam penetrando nos poros e causando a acne por meio de uma inflamação das glândulas sebáceas. A limpeza normalmente feita é incapaz de remover totalmente a oleosidade, pois trata-se de um problema genético ou hormonal.

A lavagem do rosto constante, segundo a dermatologista, acaba piorando o problema de oleosidade, já que com a remoção, o organismo entende que a produção está inferior ao necessário e começa a produzir mais.

Imagem de pele oleosa

Foto: Depositphotos

Como tratar a pele oleosa

Limpar a pele é um hábito essencial para todos os tipos de pele, mas a oleosa precisa de cuidados especiais inclusive com a alimentação. Estar acima do peso, por exemplo, pode contribuir coma oleosidade da pele.

Os produtos, como já mencionado, devem ser adequados ao seu tipo de pele. Por isso, o tratamento ideal é sempre indicado por um dermatologista.

Cuidados

Regule a temperatura do banho, pois a água, quando muito quente, remove a oleosidade natural da pele e acaba fazendo com que o organismo produza mais. A água do banho deve estar entre morna e fresca, e o sabonete usado deve ser específico para o rosto. Você precisa lembrar sempre de remover a maquiagem com produtos que sejam destinados à pele oleosa.

Os lencinhos umedecidos podem ajudar muito quanto ao desconforto, mas pode acabar causando mais oleosidade, caso eles contenham produtos que desgastam a pele. Lembre-se sempre de usar lenços de papel e loções adstringentes. Use protetor solar específico para a pele do rosto e com FPS de, no mínimo, 30. Esses produtos destinados à pele oleosa normalmente tratam esse problema, além de formar uma proteção contra os raios ultravioletas.

Veja mais!