Por Gabriel Oliveira em 18/12/2012

Uma peça que entrou de vez para a lista de tendências do momento foi a saia mullet. A expressão é muito conhecida por conta de um corte de cabelo típico dos anos 80, quando os homens deixavam a parte de trás maior que a da frente, mantendo uma certa assimetria. Na moda o conceito é basicamente o mesmo, como no caso das saias, que são curtas na frente e longas atrás.

Em 2007, Alexander McQueen exibiu discretamente esse tipo de saia em uma de suas coleções. O mesmo foi feito por Karl Lagerfeld na Chanel e Stella McCartney. Atualmente, uma infinidade de grifes nacionais e internacionais estão apostando na “febre mullet”, como é o caso da Pucci e Versace.

No Brasil, a moda está chegando aos poucos, já estando presente nas araras de muitas lojas populares e mais acessíveis do que as anteriormente mencionadas. Assim como em grande parte do mundo, grande parte do sucesso da tendência foi por conta de celebridades como Demi Lovato aparecerem em tapetes vermelhos usando peças do tipo.

Como usar

Por não ter uma modelagem tradicional e ser bastante assimétrica, antes de usar ou comprar uma saia mullet é preciso estar ciente de algumas regrinhas básicas, que podem salvar o seu look.

  • Se é a sua primeira vez usando uma peça mullet, comece sempre por um modelo mais básico. Escolha uma saia em tom neutro, de um tecido mais leve e fluido e na parte de cima invista em uma t-shirt, que também são um ponto alto (os modelos da marca Aüslander são incríveis! Vale a apena dar uma olhada clicando aqui). Nos pés, uma ankle boot ou peep toe vai ficar ótimo! Caso queira algo mais básico e casual, aposte nas sapatilhas.
  • Quem é alta e magra, pode usar e abusar de praticamente todos os modelos de saias mullet. Por possuir uma modelagem assimétrica, cai super bem com pernas longas e finas, deixando o look mais elegante.
  • As baixinhas também podem usá-las, basta fazer a combinação certa para que a silhueta não fique achatada. Aposte em um look totalmente da mesma cor, podendo variar entre os tons. Isso vai fazer com que você pareça mais alta visualmente. Nos pés, sempre um salto alto, pois a saia mullet tende a encurtar as pernas.
  • As gordinhas que tem as pernas muito grossas devem evitar esse tipo de saia, pois enfatiza ainda mais esse detalhe do corpo, o que com certeza não vai ficar legal.
  • Nos dias de inverno, aposte nas saias pretas, mas com tecido leve e fluido. Combine-as com uma meia calça e um salto, também na cor preta. Esse jogo de tons escuros vai deixar o look super elegante. Na parte de cima, você pode apostar em estampas geométricas ou em peças de alfaiataria que vai ficar ótimo!

Looks

*Clique no ícone “i” para ver a legenda das fotos.

 

Veja mais!