Por Agnes Rafaela em 22/04/2013
Roupa apertada causa celulites e varizes

Foto: Reprodução

Algo que faz parte do gosto da maioria das mulheres é o uso de roupa apertada. Afinal, quem não gosta de se sentir toda firme numa calça justinha, com bumbum e pernas bem marcadas? O problema é que toda essa vaidade tem seu lado negativo, pois roupas mais apertadas costumam ser desconfortáveis e podem até mesmo causar uma série de consequências.

Conheça alguns destes probleminhas

  • Varizes: a aparição desse problema vascular afeta mais as mulheres. Isso porque um dos hormônios que a mulher possui, a progesterona, faz suas veias se dilatarem e ao usar uma roupa apertada, a circulação fica prejudicada, promovendo a incidência das varizes.
  • Celulites: Elas podem ter seu grau acentuado ou terem seu aparecimento favorecido devido o uso de calças apertadas, pois estas atrapalham a circulação sanguínea em regiões em que há formação de nódulos de gordura, que são causadores da celulite.
  • Dor nas costas: é ocasionada pelo fato de que as roupas justas demais deixam os movimentos restritos e você acaba sobrecarregando as vértebras e os músculos para realizar as atividades que normalmente você faz sem maiores dificuldades. Quadris apertados forçam a coluna para suportar movimentos; camisas muito justas trazem sensação de peso, ardor e formigamento.
  • Infecções genitais: O uso de calcinha e calça apertada acarreta na má ventilação da genitália e desse modo permite o surgimento e a proliferação de fungos que causarão coceira, vermelhidão e irritação.
  • Má circulação: roupas justas comprimem toda a perna  e dificultam o retorno do sangue venoso, que acaba ficando por muito tempo nos membros inferiores.
  • Má digestão: Após comer, o estômago dá uma dilatada para fazer a digestão na presença dos ácidos responsáveis por fazer essa tarefa. A calça ou cinto apertado causa pressão no estômago, fazendo com que os ácidos refluam para o esôfago e causando refluxo e atrapalhando a digestão.
  • Respiração curta: é chamado assim o processo onde a respiração é aquela que só chega até a parte alta do tórax, assim, as trocas gasosas não são feitas de modo ideal e acaba acontecendo o acumulo de gás carbônico – gás esse, que causa envelhecimento, por ser de natureza tóxica. Tudo isso que ocorre é dado em consequência ao uso de roupas muito apertadas, que prejudicam também a passagem do ar pelo corpo.

É recomendado então, evitar usar constantemente esse tipo de roupa e escolher usá-las apenas em ocasiões que não sejam de longa duração. E quando for fazê-lo, optar por peças mais macias e leves e que não sejam exageradamente justas.

Veja mais!