Por Daiane Silva em 28/10/2011

Após um dia cansativo ou em fases de estresse, a tensão toma conta de todo nosso corpo, se concentrando na nuca, nos ombros e costas. Os efeitos da tensão e do estresse em nosso corpo nos deixam com dores e alteram até nosso humor e rendimento profissional.

As massagens relaxantes, são técnicas muito procuradas e tem efeitos realmente milagrosos nos músculos!  Conheça alguns tipos de massagens mais usadas para aliviar as tensões:

Shiatsu

Esta técnica oriental milenar utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele e atingir os mesmos pontos trabalhados na acupuntura. Esta massagem faz parte da medicina chinesa e tem como benefícios  a energização, o relaxamento,  a liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos. O shiatsu  alivia o estresse porque promove re-equilíbrio energético de todos os sistemas corporais, incluindo o responsável pelas emoções.

Massagem Relaxante

Foto: Reprodução

Massagem clássica terapêutica

Esta é uma massagem específica, realizada em determinadas regiões para aliviar a dor músculo-esquelética. Para aliviar o estresse, essa técnica pode ser associada a uma massagem reflexa. Trabalhando as duas massagens conjuntamente, é possível liberar os pontos de tensão muscular, muitas vezes causados por emoções mal trabalhadas.

Reflexologia

Essa técnica baseia-se no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas tem pontos específicos no pé, cuja estimulação oxigena o organismo,  elimina bloqueios responsáveis por distúrbios de determinado órgão, facilita a circulação sanguínea e promove um re-equilíbrio. Por isso, nesse sistema terapêutico os pontos (nos pés e região) são estimulados através de pressão, fricções e massagens. A reflexologia foca a massagem nos pés, causando um imenso relaxamento, sensação de bem-estar e prazer.

Massagem relaxante

Técnica mais suave, aplicada com movimentos deslizantes, leves e o uso de óleos aromáticos, proporcionando uma sensação de conforto e descanso. Essa massagem é indicada para relaxamento, combate à irritabilidade, efeito antiestresse,  falta de concentração e má circulação sanguínea, já que a técnica reduz a tensão muscular, provocando calma e  relaxamento mental.

Terapia das pedras quentes

De origem oriental, essa terapia, através de massagem no corpo com pedras vulcânicas e sedimentares, equilibra as energias do corpo, relaxa a musculatura e beneficia o organismo,  produzindo reações fisiológicas e orgânicas, além de provocar respostas sedativas e re-energizadoras que equilibram o corpo.

Reiki

Esta técnica tradicional baseia-se na transmissão de energia pela simples imposição das mãos em posições específicas na cabeça, no abdômen, no tórax e nas costas. Funciona como um acelerador no processo natural de cura e não interfere no tratamento médico. Ocasiona resultados positivos nos aspectos físicos, mentais e espirituais, pois, além de aliviar o estresse, também tem eficácia comprovada na cura de cortes, dores de cabeça, ferimentos, queimaduras, problemas de coluna, TPM,  angústia, síndrome do pânico e até depressão.

Veja mais!