Por Daiane Silva em 28/12/2011

Há registros de que há milênios os povos antigos, como do antigo Egito, já massageavam os pés em busca de relaxamento e recuperação da saúde, como o passar do tempo, o Ocidente foi conhecendo e se interessando por esse tipo de terapia alternativa. A reflexologia é uma técnica que considera cada ponto das solas dos pés ou das palmas das mãos, como uma referência de cada órgão do corpo, glândula ou estrutura e que, portanto, ao serem estimulados, esses pontos estimulam a energia estagnada. Estamos saudáveis se essa energia fluir desimpedida, do contrário, surge a doença.

Reflexologia

Apesar de os pontos reflexos serem mais fáceis de localizar e de se manipular nos pés, essa representação microcósmica de partes do corpo também existe nas mãos, na íris do olho e até nas orelhas.

Detalhes sobre o surgimento dessa terapia

No Ocidente, no início do século, um médico inglês descobriu as 10 zonas energéticas do corpo (meridianos) que partem da cabeça e chegam às extremidades dos dedos das mãos e dos pés. Tempos depois, uma massagista criou um tipo de massagem com pressões puntiformes sobre os pés.

Baseando-se no princípio de que a parte contém o todo, observado o pé (sola, dorso e calcanhar), ficou mais fácil ver com clareza a projeção de todo o corpo sobre eles e determinar cada área reflexa dos órgãos, glândulas, etc.

Como é feita a massagem da reflexologia?

É uma manipulação feita com as pontas dos dedos das mãos, nos pontos estratégicos e em técnicas específicas, que acabam promovendo uma mudança fisiológica no corpo, estimulando especialmente o próprio potencial de cura do organismo.

Essa técnica do tratamento reflexológico é simples e não exige experiência de muitos anos para ser eficaz.

Quais os benefícios?

Benefícios da reflexologia

Além do bem ao nosso corpo, assim como em toda massagem nossa mente também é beneficiada

O primeiro benefício da reflexologia é o relaxamento, reduzindo a tensão, melhora a irrigação sanguínea, equilibra a harmonia entre todas as funções do corpo e combate o estresse.

Outro benefício que interessa às mulheres: a massagem ajuda a regularizar ciclos menstruais, reduzindo ainda os sintomas da TPM e menopausa! Quanto à estética, também a pele é beneficiada, já que, ao final de cada sessão, as olheiras e bolsas sob os olhos são atenuadas, com a continuidade da terapia, os sinais de cansaço e rugas de expressão acabam desaparecendo e a celulite e perda de peso são bônus extras!

A reflexologia também tem caráter preventivo, já que se pode perceber nos pés, como se fosse um alarme, sinais de desequilíbrio energético, antes mesmo que surjam os primeiros sintomas de uma doença.

ALGUNS RESULTADOS QUE SÃO ALCANÇADOS COM A TERAPIA

  • tratamento de corpo e mente do paciente;
  • alívio de dores em geral;
  • alergias;
  • problemas circulatórios;
  • problemas digestivos;
  • de ordem sexual;
  • emocionais (estresse, ansiedade e depressão);
  • atletas tem a ansiedade reduzida e consequentemente, melhor desempenho físico;

Algumas moléstias tem fundo emocional, isso já foi comprovado cientificamente, talvez por conta da correria da vida moderna, o estilo em que se vive, sempre sob tensão e estresse, a alimentação deficiente e a pressão que os pés sofrem diariamente por conta de calçados apertados, que não permitem seu movimento livre  e exercem pressão de forma errada sobre as áreas reflexas. Algumas situações traumáticas que não são superadas fazem com que uma tensão temporária acabe se tornando crônica e interfira no emocional do indivíduo, ocasionando diversas doenças, como reflexos de dores que não foram tratadas adequadamente.

Existem restrições para a reflexologia?

Sim, as gestantes, os hipertensos e as pessoas que sofrem de câncer, não devem se utilizar dessa técnica.

Veja mais!