Por Nayla Georgia em 09/07/2012

Benefício que não acaba mais!

A fruta suculenta, docinha e saborosa que não pode faltar na mesa dos brasileiros é a melancia. Essa delícia é muito benéfica para a saúde, por conter vitaminas A, B1, B2 e C, além de cálcio e fósforo, que ajudam na proteção do organismo contra o envelhecimento precoce e contra o câncer. É uma fruta diurética e muito refrescante, pois é composta por 90% de água. As doenças renais e das vias urinarias são tratadas com o poder da melancia, além de combater vermes, acidez gástrica e dispepsias. A melancia ainda é muito indicada para as pessoas que desejam emagrecer, já que é diurética e pouco calórica (contém apenas 32 calorias em 100 gramas). Vale lembrar que os efeitos da melancia não somente são alcançados se ingerir a fruta fresca, as sementes, polpa e casca da fruta também têm maneiras de atuar para fazer bem para a saúde. Vamos aprender algumas receitas simples usando-a.

Receitas de tratamentos usando a melancia

Tratamentos com melancia

Foto: Reprodução

Para aliviar a erisipela

– Triture a polpa e a casca da melancia até formar uma pasta.

Para aliviar dores de ferimentos

– Triture as sementes da melancia. Elas também servem para diminuir a pressão arterial.

Para melhorar a impotência sexual

– Faça um chá das sementes. Basta ferver ½ litro de água mais duas colheres de sopas da semente, coar e beber.

Máscara facial hidratante

– Amasse um pequeno pedaço de melancia, misture com uma colher de sopa de mel e aplique no rosto e no colo. Deixe a mistura agir por 15 minutos e retire com água fria.

Suco diurético que combate os sintomas da TPM

– No liquidificador, bata uma xícara de chá de morangos picados, um copo de suco de acerola, uma xícara de chá de melancia picada, uma folha de agrião e uma colher de sopa de mel. Beba uma vez ao dia.

Relaxamento que garante cabelos lisos, sedosos e com brilho extra

Ingredientes:

  • 1 copo de água filtrada
  • ½ melancia
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 16 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de óleo de soja
  • 1 sabão comum ralado

Modo de preparo e aplicação:

– Bata a melancia e a água no liquidificador. Leve o sabão ralado ao fogo e deixe que derreta bem. Retire do fogo, acrescente a manteiga sem sal e o óleo, esperando esfriar para então poder colocar a farinha e o suco de melancia. Para aplicar, lave os cabelos como faz normalmente e seque com a toalha antes de aplicar a mistura da raiz às pontas. Deixe por 4 horas no cabelo que não tem química e apenas 3 horas no cabelo que contém. Lave apenas com condicionador, faça uma hidratação e aplique duas vezes por semana. Para conservar deixe em um recipiente sem tampa na geladeira.

Veja mais!