Por Daiane Silva em 08/08/2011

Por várias razões os lábios podem se tornar ressecados e descascar, causando incômodo e uma aparência bastante feia.
Nas épocas de bastante frio, ou até mesmo pelo uso de alguns medicamentos que causam esse efeito colateral, ou o vício do cigarro, que é um dos maiores fatores de ressecamento e envelhecimento da pele, algumas pessoas sofrem com os lábios rachados. Algumas, costumam passar a língua com insistência pelos lábios rachados, mas, apesar do alívio momentâneo que a saliva cause, é importante saber que isso só piora o quadro, pois a saliva possui enzimas digestivas que agridem a sensível pele labial.

Lamber os lábios, um método errôneo contra ressecamento labial

A hidratação é fundamental para evitar o ressecamento, mesmo quando a pessoa não está com os lábios rachados. Apesar das opções em cremes ou bastões oferecidos no mercado, nem sempre estes produtos cumprem todas as funções necessárias se os lábios estão muito danificados.

Uma boa opção são as receitas caseiras, a base de produtos naturais, que são baratos, muito saudáveis e garantem uma hidratação constante nos lábios, além disso, pode-se utilizá-las também para uma suave esfoliação.

Receitas caseiras

Receita 1

Ingredientes:

– ¼ de colher de chá de azeite e um pouquinho de açúcar mascavo.

Como fazer:

  1. Misturar bem numa tigela e aplicar nos lábios com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares para esfoliar as partes ressecadas e fazer com que penetre bem na pele.
  2. Em partes muito ressecadas, em que a pele esteja descamando, pode ser feita uma suave massagem com uma escovinha de dentes macia para soltar essa pele.
  3. Após isso, lavar os lábios com água morna e, se preferir, aplicar um bálsamo protetor ou protetor labial para manter a hidratação.

Receita 2

Ingredientes:

  • Mel e/ou iogurte
  • Açúcar

Como fazer:

– Misturar os ingredientes, passar nos lábios em movimentos circulares e deixar agir por 15 minutos, enxaguando em seguida.

Receita 3

Ingredientes:

  • Fubá ou aveia (farinha ou flocos finos)
  • Água

Como fazer:

– Vá misturando uma pequena quantidade da farinha com água até formar uma papa, aplique nos lábios com suaves movimentos circulares, deixe agir por alguns minutos e enxágue. Aplique a seguir, algum produto hidratante específico para lábios.

+ Dicas

Além desse cuidado, é realmente importante beber uma quantidade boa de água durante o dia, hidratando o corpo todo de dentro para fora. Usar batons hidratantes, que contenham em sua fórmula FPS, nutrientes e vitaminas, também se torna importante para manter os lábios sempre protegidos e com aspecto saudável.

Lembrando ainda a importância de se manter alerta a algum sinal de que o ressecamento dos lábios é frequente demais, podendo significar alguma disfunção orgânica que exige um cuidado médico.

Veja mais!