Por Daiane Silva em 15/08/2011

As mãos são sensíveis e merecem cuidados especiais para que se mantenham sempre com uma pele saudável, sem manchas ou ressecamentos e as cutículas bem hidratadas e cuidadas para protegerem as unhas de fungos. Além disso, o uso do protetor solar é tão importante quanto no rosto, pois, com o passar do tempo, a pele das mãos pode apresentar manchas de senilidade que, muitas vezes as fazem denunciar a idade de várias mulheres que cuidam bastante da pele do rosto e esquecem de cuidar das mãos.

O ressecamento é um fator que pode e deve ser observado, já que o uso de produtos químicos como detergentes ou outros produtos de limpeza do dia a dia, contribuem para isso e muitas mulheres não têm o bom hábito de proteger suas mãos com luvas antes dos trabalhos domésticos. Para isso, algumas máscaras caseiras têm ótimos efeitos e custam mais barato do que os produtos à venda no mercado de cosméticos. Além disso, provavelmente os riscos de uma alergia serão evitados por pessoas de pele sensível por se tratar de produtos naturais em sua maioria.

Mão bela e sedosa

Algumas receitinhas

  1. Misturar ½ xícara de flocos de aveia com 1 xícara de leite e massagear as mãos levemente, deixando a máscara por cinco minutos. Enxaguar com água fria. Pode ser feito todos os dias.
  2. Misturar 250ml de iogurte ou qualhada a uma colher de chá de mel. Passe nas mãos e deixe por 25 minutos com uma luva de borracha.
  3. Massageie as mãos com óleo de sementes de uva, deixe por 30 minutos, com luvas de borracha e, ao tirar as luvas, não enxágue. Ótimo para fazer à noite, deixando o óleo agir enquanto dorme.
  4. Misture farinha de milho com mel e massageie as mãos suavemente. Essa mistura esfolia e hidrata ao mesmo tempo. Deve ser feita uma vez por semana.

Dica de massagem para beneficiar as mãos

  1. Escolha uma das receitas e inicie a massagem pelas pontas dos dedos, como se estivesse calçando luvas e vá até os punhos;
  2. Massagear a região das cutículas é bom para mantê-las sempre com bom aspecto, hidratadas e auxiliar no crescimento saudável das unhas;
  3. Levante os braços e faça movimentos como se estivesse apertando e soltando uma bolinha, permaneça assim por um minuto, abaixe-os e depois repita por dez vezes o mesmo movimento. Pode ser feito todos os dias.

Veja mais!