Por Débora Silva em 09/03/2015

O gengibre é uma raiz tuberosa nativo do continente asiático e, devido às suas propriedades, é muito utilizado na culinária e na medicina. Já bastante conhecido como um alimento termogênico, o gengibre proporciona outros benefícios à nossa saúde. A seguir, saiba mais sobre as propriedades deste vegetal e conheça alguns motivos pelos quais ele deve ser incluído na dieta!

Razões para incluir o gengibre na dieta!

Foto: Reprodução

Por que incluir o gengibre na dieta?

Além de possuir efeito termogênico, sendo capaz de acelerar o metabolismo do organismo e favorecer a queima de gordura corporal, o gengibre tem vários outros benefícios medicinais, como ação bactericida, desintoxicante e atuando na melhora do desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gingerol, uma substância presente no gengibre e responsável pelo seu sabor picante, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos.

Confira a seguir outras razões para incluir o gengibre na dieta:

  • A ação antibacteriana presente no gengibre ajuda a acabar com o mau hálito;
  • Consumir cápsulas de gengibre ou mastigar um pedaço da planta auxilia no combate ao enjoo;
  • Devido à presença de substâncias termogênicas, a adição de uma colher de chá de gengibre ralado às refeições ativa o metabolismo e auxilia na queima de gordura corporal;
  • O gengibre possui propriedades anti-inflamatória, antibiótica e antiviral, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças respiratórias, dentre as quais a gripe;
  • Devido às suas funções digestivas, o gengibre possui efeito no trato gastrointestinal, auxiliando no combate à má digestão;
  • A ingestão de gengibre também auxilia na redução dos níveis de colesterol e age como analgésico nas inflamações, amenizando artrite, dores musculares e nas costas;
  • Além dos benefícios citados, o gengibre também atua na beleza, eliminando espinhas, evitando as rugas e fortalecendo os fios.

Dicas para incluir o gengibre na dieta

O gengibre pode ser utilizado no preparo de chás, nas receitas de biscoitos e bolos, misturado aos sucos e salpicado nas saladas. Confira a seguir uma dica de chá de gengibre com suco de limão, ideal para quem deseja emagrecer:

Ingredientes:

– ½ litro de água quente;
– 2 colheres de sopa de raiz de gengibre ralada;
– ½ limão com casca.

Modo de preparo:

Aqueça a água, adicione o gengibre e espere cinco minutos. Após esse período, acrescente o limão e bata tudo no liquidificador. Para suavizar o gosto amargo da casca do limão, coloque gelo após bater e beba em seguida.

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