Por Natália Petrin em 25/05/2016

Presente em quase todos os produtos responsáveis pela reconstrução potente dos fios, a queratina pode, também, prejudicar os cabelos quando aplicada de forma exagerada, deixando-os com aspecto endurecido. Existem diversos tipos de queratina, o que não vai mudar o resultado, mas sim a forma de aplicação, portanto é essencial ler as informações que estão na embalagem do produto.

A salvação para os cabelos que estão quebradiços, danificados e excessivamente secos em decorrência do uso de químicas, secadores e chapinhas pode ser usada de forma simples, e para um tratamento em casa.

Como aplicar?

A aplicação deve ser feita com um intervalo de 15 em 15 dias, feito em casa. Antes de mais nada, entretanto, você deve lavar os seus cabelos com um shampoo anti-resíduos ou algum específico para o seu tipo de cabelo. Se achar necessário, lave mais de uma vez.

Imagem de mulher jovem aplicando produto no cabelo

Foto: Depositphotos

Queratina pura

Se você optou por aplicar a queratina pura, coloque nos fios diretamente, aplicando mecha a mecha, preferencialmente com o uso de um pincel. Tendo aplicado em todo o cabelo, marque no relógio 15 minutos. Depois desse período, seque os fios de forma que a queratina se fixe nos cabelos e então enxágue os cabelos. Aplique o condicionador que está habituada a usar logo em seguida.

Queratina misturada

Se você quer usar a queratina misturada a algum creme de tratamento, misture a porção que achar necessária para seus fios e então aplique da mesma forma como aplica-se a queratina pura. Em seguida, faça os mesmos procedimentos de secagem e enxágue.

Independentemente da forma que for aplicada, a queratina tem como indicação, após a aplicação, o uso de secador e chapinha, já que isso ajuda a potencializar os efeitos de restauração.

Tipos de queratina

Queratina hidrolisada: é aquela versão mais concentrada com maior potencial de absorção. Pode ser encontrada em gel ou líquida, mas deve ser usada com cuidado em casos em que os fios estão bastante danificados, elásticos.

Queratina líquida: dilua 10ml em água e aplique nos fios, deixando agir por 15 minutos. Enxágue logo em seguida. Hidrate bem os fios logo em seguida, já que a aparência pode não ser das melhores logo após a aplicação da queratina.

Queratina vegetal: é produzida por meio dos aminoácidos extraídos de vegetais, como a batata por exemplo.

Queratina hidrogenada: é a mais comumente usada em cosméticos, mas não adianta em casos de dano extremo dos fios.

Atenção: o uso excessivo pode prejudicar os fios, causando enrijecimento dos fios. Nunca aplique diretamente no couro cabeludo e respeite o intervalo mínimo de 15 dias entre uma aplicação e outra.

Veja mais!