Por Nayla Georgia em 15/01/2013

Enquanto algumas mulheres são pegas de surpresa com a notícia de que vão ser mães, outras tentam muito engravidar e não conseguem. Estudos estimam que, pelo menos, 15% da população em idade reprodutiva têm problemas para engravidar e a dificuldade para isso pode estar em diversos fatores, incluindo, principalmente, a saúde da mulher e do homem. Pensando nisso, fizemos a seguir uma pequena lista que contém os nutrientes mais necessários para aumentar a fertilidade do casal.

Nutrientes que aumentam a fertilidade e devem estar em sua dieta

Quer ser mamãe? Confira a dieta para engravidar!

Descubra os alimentos que não podem ficar fora de sua dieta, já que são capazes de aumentar suas chances de engravidar. | Foto: Reprodução

  • Vitamina A: Encontrada na cenoura, batata-doce, espinafre, couve-flor, ervilhas, mamão, óleo de fígado de bacalhau, etc.
  • Vitamina B6: Encontrada no açúcar mascavo, carnes, gérmen de trigo, grãos integrais, vegetais de folhas verdes, fígado bovino, ovos, etc.
  • Vitamina C: Encontrada na laranja, limão, acerola, goiaba, tomate, couve-flor, etc.
  • Vitamina E: Encontrada nos grãos integrais, gérmen de trigo, noz crua, vegetais e sucos de frutas.
  • Selênio: Encontrado nos grãos integrais e ovos.
  • Zinco: Encontrado em carne de peru escura, leveduras, ostras, feijões, carne bovina, etc.

Mitos e verdades sobre a fertilidade e alimentação

É importante o homem ingerir uma grande quantidade de vitamina A no período pré-gravidez?

Não há dúvidas que é sim importante para a saúde ingerir essa vitamina, que está presente no leite, ovos e fígado, e ainda vale lembrar que a deficiência desse nutriente pode causar a diminuição da produção e da resistência dos espermatozoides. No entanto é possível dizer que é um MITO a ideia de que é preciso consumir uma grande quantidade da vitamina A para quem deseja ser pai, afinal o seu consumo deve ser equilibrado, pois em doses elevadas pode acabar sendo tóxica ao organismo.

Mulheres e homens vegetarianos precisam de uma reeducação alimentar quando desejam ser pais?

Por não se alimentarem de carnes pode ser que haja alguma necessidade de compensar a carência de certos nutrientes, por isso é ideal procurar um nutricionista ou médico para avaliar as condições dos indivíduos. Portanto, é uma VERDADE.

É verdade que amendoim e ovo de codorna, conhecidos popularmente por serem alimentos afrodisíacos, aumentam a fertilidade?

MITO! É importante lembrar que a libido e a sexualidade não se relacionam dessa forma com a fertilidade.

Além da mulher, o homem que deseja ser pai também necessita de suplementos de ácido fólico?

Cápsulas de vitamina B são indicadas para as mulheres que desejam engravidar, mas não é preciso que o homem também tome esse suplemento vitamínico. É necessário ter uma dieta rica em ácido fólico, porém não para o caso de ficar mais fértil. Inclua na dieta do seu marido alimentos como brócolis e espinafre, mas saiba que é MITO essa afirmação.

Veja mais!