Por Marianna Feiteiro em 10/01/2014

As frutas possuem propriedades que muitas vezes nem conseguimos imaginar. Assim como as ervas e outros alimentos, elas são usadas por populações ao redor de todo o mundo na prevenção e cura de doenças.

Conheça os benefícios de 5 frutas exóticas

Foto: Reprodução

Algumas têm benefícios bem conhecidos, como é o caso da laranja, que é famosa por sua grande quantidade de vitamina C que espanta a gripe e ainda desintoxica o organismo. No entanto, existem algumas variedades de frutas pouquíssimo consumidas no mundo, que são tidas como exóticas. Tão desconhecidas como as próprias frutas são seus benefícios à saúde, que incluem desde o fortalecimento do sistema imunológico até o retardamento dos sinais de envelhecimento da pele.

Graças à enorme biodiversidade característica no Brasil, a maioria delas pode ser encontrada aqui mesmo. Aproveite que a oferta é vasta e inclua já esses estranhos alimentos na sua dieta:

Physalis

Physalis

Foto: Reprodução

Conhecida no Brasil como juá, joá joá de capote e camapum, a fruta tem sabor ácido, porém adocicado. Rica em vitaminas A e C, fósforo e ferro, ela é capaz de purificar o sangue, fortalecer a imunidade e reduzir os níveis de colesterol no sangue. De quebra, ajuda a aliviar dores na garganta.

Mamey

Mamey

Foto: Reprodução

Originária do México e América Central, a fruta tem sabor adocicado bem característico e se assemelha ao formato de um mamão. É fonte de vitamina A e potássio, e suas sementes são a matéria-prima para um tipo de chocolate amargo. A fruta pode ser consumida tanto fresca quanto batida com leite.

Sapoti

Sapoti

Foto: Reprodução

Bastante saborosa e doce, a fruta tem propriedades bastante peculiares. Ela é rica em látex e vitaminas C e do complexo B (B1, B2 e B5). Seus benefícios incluem o tratamento da febre e as propriedades diuréticas presentes nas sementes. A partir de seu sumo, são fabricados refrigerantes e chicletes.

Pitaya

Pitaya

Foto: Reprodução

Com sabor levemente adocicado, que lembra o kiwi, a fruta contém propriedades probióticas, que ajudam no bom funcionamento dos intestinos. Além de matar a vontade de comer doce, a pitaya ainda é termogênica e aumenta a sensação de saciedade, auxiliando na queima de calorias e emagrecimento.

Siriguela

Siriguela

Foto: Reprodução

Por ser muito rica em carboidratos, a fruta tem um sabor bastante adocicado e deve ser consumida em moderação. Seu gosto marcante torna a fruta a base ideal para sucos e doces, mas ela também pode ser ingerida fresca. Rica em vitaminas A, C e do complexo B, ajuda a aumentar a imunidade e, graças ao seu alto teor de cálcio, ferro e fósforo, é bastante indicada no tratamento de anemias.

Veja mais!