Por Ana Ligia em 01/09/2016

“Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à humanidade. Então o mundo terá uma geração de idiotas.” Albert Einstein não chegou a viver a verdadeira “era digital”, mas já previa que ela teria uma grande ocupação e importância nos nossos dias.

Quem nunca viu a cena de várias pessoas próximas uma das outras e todas mexendo no celular? Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Whatsapp.

As redes sociais tomaram conta do nosso cotidiano e geração. É praticamente impossível encontrar alguém que não possua pelo menos uma dessas contas. Mas até que ponto isso pode ser algo saudável?

Quando o uso das redes sociais deixa de ser algo saudável

Foto: Pixabay

Redes sociais: aspectos positivos e negativos

Possuir redes sociais têm seus lados positivos e negativos, como amenizar a sensação de solidão ou ajudar na superação da timidez.

Mas o problema não é possuir a conta, mas sim, torná-la prioridade em sua vida. O uso indiscriminado pode afetar no comportamento e socialização do indivíduo.

“É importante avaliar quais são os reais benefícios que elas oferecem. Até que ponto fazem bem? Dou muita importância para o que eu vejo e faço no ambiente virtual? Estou feliz com os relacionamentos que tenho em rede? Perguntas como essas provocam questionamentos internos importantes acerca de como a pessoa se relaciona nestes sites e quais são seus sentimentos em relação a sua vida em rede”, argumenta a psicoterapeuta Maura de Albanesi.

Costumou-se sempre compartilhar em tempo real tudo aquilo que está vivendo. As saídas, festas, amigos… Isso acabou gerando uma certa “obrigatoriedade” de mostrar sempre felicidade.

“O indivíduo não está num dia bom, está triste, abre o seu perfil e se depara com uma série de imagens, textos em que seus seguidores desfrutam e descrevem momentos felizes. Cria-se aí um cenário onde a sensação que se tem é da obrigação de ser feliz, como se naquele espaço, o virtual, não houvesse outra opção a não ser a de estar sempre bem”, explica a psicoterapeuta.

Cuidado em outros aspectos negativos que o uso sem controle das redes sociais pode causar, como o estímulo da inveja e ostentação, aumento da fofoca, barreiras para as relações físicas e sensação de solidão.

Mas as redes sociais não trazem apenas malefícios. Elas ajudam a encurtar à distância, a criar laços com pessoas através de interações como comentários e compartilhamentos, é uma ótima maneira de você extravasar e expressar seus sentimentos e opiniões e estimulam a criatividade. Tudo de forma moderada é bem vindo.

Veja mais!