Por Nayla Georgia em 22/02/2013

Nas mesas brasileiras o pão é um dos alimentos indispensáveis. Comer um pãozinho com manteiga no café da manhã é tradição, mas o que grande maioria da população desconhece é que esse alimento é essencial para uma vida saudável quando consumido de forma correta. Ricos em carboidrato, os pães são ótimas fontes de energia e, dependendo do tipo, outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo são encontrados. Conheça os tipos de pães mais consumidos no Brasil e seus vários benefícios.

Tipos de pães

Qual tipo de pão incluir em minha dieta?

Foto: Reprodução

  • Pão francês: Também chamado de pão branco ou pão de sal, esse é o favorito entre os brasileiros. Feito com farinha de trigo é rico em carboidratos e proteínas, contudo tem o índice glicêmico elevado e não deve ser consumido antes de exercícios ou de dormir;
  • Pão de linhaça: Uma ótima fonte de ômega 3 e 6, esse pão é rico em fibras e gorduras insaturadas que ajudam no metabolismo, além de recuperar a fadiga muscular. É antioxidante e ajuda a renovar as células;
  • Pão de centeio: É o tipo de pão que contém menos gorduras e proteínas, portanto é o favorito para as pessoas que estão fazendo dieta, visto que praticamente as mesmas fibras contidas nele também estão no pão integral. No entanto, é o tipo que mais contém carboidratos;
  • Pão de aveia: Bastante indicado para quem tem problemas para controlar a glicemia, pois a aveia retarda a absorção de glicose e colesterol. É rico em ferro, magnésio, cobre, zinco e proteínas;
  • Pão de milho: É rico em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais, como o fósforo, ferro, zinco e potássio;
  • Pão australiano: Sua farinha de trigo é enriquecida com ácido fólico e ferro. Tem uma cor escura e um sabor adocicado, devido ao estrato de mel que é acrescentado durante o preparo;
  • Pão preto: Contém açúcar na composição, por isso as pessoas diabéticas não devem consumir;
  • Pão de 7, 9 e 12 grãos: É cheio de fibras vindas de variados tipos de grãos acrescentados em sua composição.

Pão integral x Pão light

Ao entrar de dieta, surge a dúvida sobre qual tipo de pão é o melhor para consumo: integral ou light. O primeiro é preparado com um tipo especial de farinha não refinada, mantendo as quantidades de vitaminas, minerais e fibras dos cereais no pão, logo, é bastante nutritivo, além de ser também o tipo mais indicado para consumo antes da prática de exercícios. Já o pão light é menos calórico e contém menos ingredientes como sódio e açúcar, lembrando que o com menos sódio na composição é mais benéfico. A melhor forma de saber qual dos tipos é mais indicado para o seu caso é conversando com um nutricionista, assim a aposta será precisa.

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