Por Anna de Cássia em 07/12/2012

Antigamente era só quando surgiam os primeiros cabelos brancos que as mulheres começavam a pintar seus cabelos, mas hoje não funciona mais assim. Desde muito cedo as meninas já estão começando a tingir as madeixas por pura vaidade. Além das tintas em cores naturais dos cabelos existem também aquelas com uma coloração mais forte como vermelho, rosa, azul, verde e até laranja.

Qual a diferença entre tonalizante e tinta para cabelos?

Foto: Reprodução

Os tonalizantes coloridos têm feito bastante sucesso na indústria capilar, e cada dia mais e mais adolescentes estão utilizando esses produtos para pintar o cabelo por completo ou apenas para fazer mechas coloridas nas madeixas. Mas aí, na hora de ir pintar surge a dúvida, qual a diferença entre tinta e tonalizante capilar?

Diferenças

A principal diferença é que a tinta além de tingir os fios ela ainda os clareia, para que assim a cor escolhida possa se fixar melhor no cabelo. O tonalizante não faz isso. Por isso, aquelas que desejam utilizar tonalizante capilar devem primeiro descolorir a parte do cabelo que deseja pintar para depois aplicar o produto, enquanto com a tinta não precisa disso, basta aplicar diretamente no cabelo e pronto. Por possuir mais química, é como se a tinta adentrasse na fibra do cabelo, enquanto o tonalizante seria algo bem mais superficial.

Vantagens e desvantagens de cada produto

  • A tinta é mais prática e fácil de aplicar nos cabelos, por isso é o mais indicado para aquelas que preferem tingir os cabelos em casa ao invés de ir ao salão.
  • Por possuir em sua composição produtos que clareiam o cabelo, a tinta é bem mais agressiva do que o tonalizante, já que o segundo possui menos química. Então para aquelas que já possuem cabelos danificados o ideal é o tonalizante.
  • A tinta, por ser também clareadora, permite que a cor se fixe melhor e dure muito mais tempo do que o tonalizante, que fica desbotando um pouco a cada lavagem e com algum tempo é necessário retocar a cor, mesmo que a raiz ainda não esteja aparecendo.
  • Cabelos pintados com tonalizantes ficam mais brilhosos e bonitos do que os que são pintados com tinta, pois como ele é menos agressivo a fibra do cabelo não é muito danificada, deixando os fios mais bonitos.
  • Quando o motivo da tintura for cabelos brancos, e não apenas a vaidade, o melhor é optar pela tinta, pois ela deixará a cor bem uniforme, já que cobre todos os fios alvos, enquanto o tonalizante cobre apenas 50% deles.
  • Para as loiras é muito mais vantajoso utilizar os tonalizantes, pois assim não precisarão descolorir os fios e os danos químicos serão altamente reduzidos, quase anulados quando comparados com os danos da tinta.

Veja mais!