Por Nayla Georgia em 05/11/2013

A primavera já está se manifestando pelo país trazendo alguns dias com o sol mais forte. Assim como a pele, nossos fios de cabelo também sofrem com a exposição ao sol, perdendo o brilho e a vitalidade. Por isso é muito importante cuidar bem para que eles fiquem protegidos dos raios ultravioleta, responsáveis por ressecar o cabelo e deixá-lo poroso. Uma forma bastante simples de prevenir as ações maléficas do sol é usando protetor solar, e para as madeixas existem produtos específicos para a preservação dos fios quanto às ações naturais.

Loira na praia

Foto: Reprodução

Leave in com filtro

A forma mais popular de proteger o cabelo dos raios solares é aplicando um leave in com filtro solar na composição. Já que eles não precisam de enxague, formarão uma camada protetora nos fios e, dessa forma, quando os raios UV atingirem o cabelo não terá um efeito negativo sobre ele. Outro ponto positivo é que esse creme usado depois da lavagem vai evitar que outros fatores externos, como a poluição, façam mal às madeixas.

Nada de cabelo verde!

É só o calor chegar que as piscinas começam a serem frequentadas com mais frequência. E quando as loiras vão ao clube precisam de cuidado redobrado, ou podem acabar os fios esverdeados. Apesar de ser normal que os fios tingidos desbotem mais rapidamente nas estações quentes, os fios loiros sofrem com o efeito do sulfato de cobre encontrado na piscina. Para prevenir o efeito verde o leave in com protetor solar ajuda!

Cabelos loiros esverdeados

Foto: Reprodução

Tingidos e protegidos

Como falamos, os cabelos tingidos tendem a desbotar com a exposição ao sol. Isso somado às lavagens regulares com produtos que nem sempre são específicos acaba em potencializar as chances de o cabelo perder a cor. Para evitar isso é importante aplicar um leave in com protetor solar depois que lavar os fios e quando for à praia ou piscina, reponha o produto depois do mergulho (mas só depois de enxaguar com água do chuveiro). No salão, peça a cabeleireira para fazer uma reposição de queratina e no dia a dia use produtos à base desse ativo.

Usando o leave in com fator FPS

Mulher penteia cabelos com leave in

Foto: Reprodução

Tanto para a versão simples quanto para a versão acrescida de protetor solar, o leave in deve ser usado depois da lavagem do cabelo (xampu e condicionador). Depois do enxague e da leve retirada de água dos fios – basta pressionar os fios enrolados na toalha – aplique uma quantidade semelhante ao tamanho de uma moeda de um real, espalhando do comprimento às pontas do cabelo. Jamais coloque o produto na raiz, pois poderá causar irritações e a descamação do couro cabeludo (caspa).

Veja mais!