Por Natália Petrin em 09/01/2015

Quem nunca começou o ano ou tentou chegar ao verão mais saudável e mais magro, mas acabou desistindo no meio do caminho?

Isso acontece por sempre buscarmos resultados imediatos e dietas milagrosas. Mas fala pra mim: você começou a gostar de todas as coisas engordativas da noite para o dia? Não né! Não vai ser assim com os hábitos saudáveis também. 1° passo: paciência.

Você precisa, em primeiro lugar, acreditar em você: tenha certeza de que você é capaz e que essa mudança de hábitos, além do emagrecimento, vai trazer benefícios inúmeros para sua vida. Anotou isso aí em sua mente? Vamos para frente, então.

Projeto verão para o ano todo - Dicas para adotar bons hábitos

Foto: Reprodução

Água, muita água!

Nosso corpo precisa de muita água diariamente, mas isso todo mundo sabe. Mas você sabia que se você tomar antes das refeições ajuda a manter seu corpo hidratado, evitando que ele entenda a falta de água com a fome? Consuma sempre dois copos uma hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar, além dos lanches, é claro. Se você não consegue se lembrar de tomar água, procure anotar no celular, colocar lembretes e despertadores e também sempre andar com uma garrafinha de água.

Ah, e vale lembrar: sucos industrializados e refrigerantes devem estar totalmente fora da alimentação, certo? Nada substitui a água, mas se ainda assim você quer suco, procure consumir sucos naturais pouco calóricos como maracujá e limão – e nem pensar no açúcar, hein?!

Tome café da manhã

Não é raro vermos pessoas que eliminam o café da manhã por não sentirem falta achando que, dessa forma, até terão uma ajudinha no emagrecimento. No entanto, não é bem por aí. A primeira refeição do dia é extremamente importante, mas procure adotar uma alimentação mais saudável: dê preferência à iogurtes, frutas, e pão integral com peito de peru.

Várias refeições

Ao contrário do que muitos pensam, comer pouco não vai te ajudar a emagrecer: se você somente almoça e janta, seu corpo vai entender que precisa fazer uma reserva maior de energia para o restante do dia em que não recebe alimentos e, portanto, isso fará com que você engorde mais. Coma sempre de três em três horas e procure consumir frutas, biscoitos integrais, frutas secas, sanduíches naturais com pão integral, entre outras coisas que além de gostosas são saudáveis. No almoço e no jantar, capriche nas saladas e alimentos leves, e mais um detalhe muito importante: o jantar deve acontecer antes das 20h. Isso devido ao fato de que quando vamos dormir, nosso corpo desacelera e, portanto, consumirá menos energia, absorvendo mais de sua alimentação.

Capriche na mastigação

Já ouviu, quando era criança, sua mãe falar “mastiga bem a comida, meu filho!”? Pois é, não é de hoje que as mães sabem de tudo. Quanto melhor você mastigar a comida, mais fácil será a digestão do alimento. Você sabia que somente depois de 20 minutos da mastigação o corpo percebe que está satisfeito? Por isso, é importante mastigar bem e comer demoradamente para que o corpo possa entender que está satisfeito.

Projeto verão para o ano todo - Dicas para adotar bons hábitos

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Pratique exercícios regularmente

Pilates, academia, natação, ginástica, dança ou até mesmo uma simples caminhada: a prática de exercícios é essencial. Se você mantém uma alimentação equilibrada, você estará consumindo o que seu corpo precisa para manter-se em bom funcionamento durante o dia. Qualquer atividade a mais exigirá mais energia e, consequentemente, o corpo acabará pegando aquelas gordurinhas indesejadas que ficaram armazenadas para gastar. Excelente, não acham?

O segredo do emagrecimento “milagroso” está em sua dedicação e nas mudanças alimentares, além da prática de exercícios. Evite dietas milagrosas e aposte sempre na reeducação alimentar.

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