Por Lilian Druzian em 06/12/2011

As cáries são o resultado da ação de bactérias existentes na boca sobre restos de alimentos que ficam por algum tempo após a alimentação entre os dentes, até que se escove ou ainda, quando a higiene não é adequada e ainda sobram restos após a escovação.

As bactérias agem sobre esses restos e vão perfurando o esmalte dos dentes, causando a cárie.

Como diagnosticar?

Apesar de o dente ser perfurado, nem sempre a cárie apresenta sintomas, noutras, o que a denuncia é a dor, além do fato de, em casos avançados, já ser visível um buraco ou um ponto preto.

Ilustração da diferença de um dente saudável e um com cárie

Ilustração da de um dente saudável e um enfermo | Imagem: colgateprofissional.com.br

Como se pode prevenir a cárie com tratamentos naturais?

Previna cáries e problemas bucais com alguns cuidados

  • Esse problema pode ser prevenido com a perfeita higiene dos dentes após cada refeição e também ao acordarmos pela manhã, além do uso de fio dental.
  • Para quem usa aparelho ortodôntico, os cuidados devem ser maiores, já que, pela dificuldade que ele apresenta, muitas pessoas acabam negligenciando os cuidados e, muitas vezes, alinham os dentes e ficam com várias cáries ao final do tratamento! Para estes casos, existem técnicas ensinadas pelo ortodontista a seus pacientes e as escovas interdentais para auxiliar essa tarefa, além do uso de escova e fio dental também.
  • O uso de um bom creme dental faz a diferença na prevenção, já que alguns deles contém em sua formulação muitas substâncias que realmente combatem as bactérias e ainda clareiam.
  • A redução da ingestão de bebidas açucaradas e doces em geral também ajuda a evitar
  • a ação das bactérias, principalmente quando a pessoa demora a escovar os dentes após esse consumo.
  • A consulta periódica ao dentista, de preferência a cada seis meses, também reduz as chances de que cáries se desenvolvam devido à falta de sintomas, por exemplo.
  • A dieta é um dos fatores mais importantes na formação de cáries desde a infância, já que os dentes recém erupcionados de um bebê são porosos e facilmente suscetíveis ao problema, os cuidados com a dentição iniciam-se já nessa fase, aliás, antes que os primeiros dentes surjam é importante a consulta ao dentista, para já criar uma rede de proteção da microflora bucal, impedindo o surgimento das cáries. Os cuidados começam com as mamadeiras com açúcar e antes de dormir, e estendem-se ao tipo de alimentação que a pessoa tem desde então.
  • As frutas e verduras cruas costumam ser consideradas alimentos detergentes, já alguns alimentos que são refinados, passam a ser potencializadores de cáries. Evite o açúcar e, ingerindo-o, não descuide da higiene!

Veja mais!