Por Camila Albuquerque em 28/03/2013

No meio de tantas dietas malucas que prometem milagres, precisamos parar pra pensar: é preciso buscar algo que realmente funcione e que não me faça mal! A solução não é deixar de comer ou comer tudo o que você odeia, e sim buscar soluções alternativas que realmente te ajudem, mas mantendo uma alimentação saudável e agradável ao seu paladar. Nessas soluções alternativas, estão as substâncias que te oferecem algum benefício inusitado, como o cromo. Se você ainda não ouviu falar sobre esse mineral e pretende emagrecer, é melhor dar muita atenção a ele!

O que é o cromo?

Preste atenção no cromo, pois ele te fará emagrecer

Foto: Reprodução

O cromo é um mineral pouco conhecido, infelizmente.  Possui uma característica que agrada demais aqueles que querem emagrecer de forma correta: o cromo diminui a gordura corporal naquele local indesejado, o abdômen. Parece algum tipo de milagre finalmente descobrir algo que realize esta façanha, mas não há mistério, pois o cromo consegue este benefício ao diminuir o desejo exagerado por doces, e faz com que os carboidratos sejam aproveitados para gerar energia – do contrário, ficariam acumulados como forma de gordura. Estudos recentes comprovam que a ingestão desse mineral ajuda na perda de peso. Obviamente, só o cromo não faz milagres, mas já é uma grande ajuda, não se pode negar.

A carência de cromo no organismo faz com que ele ache que não há glicose suficiente circulando, isso emite uma mensagem para o hipotálamo “dizendo” que o corpo precisa de mais carboidratos, ou seja, é daí que surge o desejo por doces, pães e massas. Esses três vilões depositam gordura bem na sua cintura! Portanto, não esqueça de incluir o cromo em sua alimentação.

Alimentos ricos em cromo e recomendações

O cromo pode ser encontrado no levedo de cerveja, em carnes como frango e fígado, ovos, ostras, grãos integrais, gérmen-de-trigo, queijo, pimentão verde, banana, espinafre e pimenta do reino. Inclua alguns desses alimentos nas suas refeições. Porém, como em toda dica para dieta, existem as recomendações:

  • Se você malha e transpira muito, pode e deve ingerir mais cromo, pois ele costuma ser eliminado pelo suor.
  • Se você continuar ingerindo demais os carboidratos simples, eles irão “anular” o efeito do cromo.
  • O excesso é um vilão, portanto, tenha cuidado, pois ao ingerir cromo demais, você pode ter efeitos colaterais como: cansaço, perda de apetite, hematomas que aparecem facilmente, náuseas, tonturas, dor de cabeça, sangramentos nasais e alergias cutâneas.
  • Se o seu exame de sangue apresentar níveis normais de cromo, basta continuar com a alimentação saudável, nem mais, nem menos cromo.

Mais razões para consumir este mineral

  • Reduz o nível de colesterol ruim.
  • Reduz as variações de humor, inclusive na TPM.
  • Alivia sintomas da depressão.
  • Evita a fadiga.
  • Ajuda seu corpo a ter mais massa muscular – caso você malhe.
  • Ajuda no tratamento de diabetes tipo 2.
  • Ajuda a combater a celulite.

Veja mais!