Por Nayla Georgia em 25/04/2012

Emagreça lutando

Muitas mulheres, inclusive as famosas, estão aderindo à luta tailandesa Muay Thai, também conhecida por Boxe Tailandês e arte das oito armas (punhos, cotovelos, joelhos e canelas). Prometendo queimar em média 500 calorias em alunos iniciantes e chegar a emagrecer até mesmo 1000 calorias para os lutadores veteranos, a prática de Muay Thai ainda ajuda na defesa pessoal e deve ser praticado por pessoas com dislexia, pois desenvolve a coordenação motora.

Muay Thai - Sabrina Sato

Sabrina Sato é uma das adeptas desta arte marcial | Imagem: Revista Boa Forma

Assim como qualquer outra atividade física brusca, deve ser feito exame cardíaco e tiver algum problema de articulação nos ombros e joelhos, é recomendada a visita a um médico antes de começar o treino. Os movimentos exigem uma forte preparação física e a prática de musculação é indicada, já que o fortalecimento muscular protege das lesões.

Fazendo o Muay Thai

Uma hora e 20 minutos de aula cinco vezes por semana é ideal para começar o treino do boxe tailandês. Geralmente boa parte desse tempo é dedicada a exercícios aeróbicos, divididos por estações. Elas são:

  • Pular corda
  • Polichinelo
  • Correr em volta de cones
  • Saltitar
  • Flexões no braço

É uma aula em que o gasto de calorias e o ganho de condicionamento físico são muito grandes. Os braços, pernas e glúteos ficam mais durinhos, e a prática ainda ajuda na agilidade da pessoa. Além de trabalhar os membros superiores, o Muay Thai também trabalha com chutes, e isso acaba exigindo bastante das pernas e abdômen. As costas, ombros e trapézio também ficam bem definidos como os braços e pernas.

O que precisa para começar a praticar?

Não tem uniforme obrigatório, mas é aconselhado que use roupa normal de academia junto com alguns itens: bandagem (faixa de proteção para as mãos), luva de boxe (para treino em saco de pancada e proteção do rosto) e protetor bucal. Não há confronto, as duplas revezam nos treinos.

As aulas custam a partir de R$ 90,00, duas vezes por semana. Procure o local mais perto da sua casa e confira o preço.

Veja mais!