Por Pollyana Batista em 01/03/2018

Você já sentiu suas pálpebras tremerem? De acordo com o oftalmologista Renato Souza do blog Médico de Olhos, esse tremor é chamado mioclonia.

Segundo ele, o tremor involuntário pode acontecer sem causa nenhuma, porém também pode ser o sintoma de uma doença nos olhos ou nos nervos da face.

Embora você deva sempre procurar um médico especializado, na maioria das vezes, o tremor não significa nenhuma doença grave, mas sim algo fácil de ser solucionado desde que você procure ajuda de um oftalmologista para diagnosticar e tratar o problema.

Causas do tremor nas pálpebras

Os tremores nas pálpebras raramente indicam alguma doença grave, no geral a causa é simples de tratar

Os tremores nas pálpebras são muito comuns e suas causas são variadas (Foto: depositphotos)

O tremor pode ter a seguintes causas:

Cansaço extremo

Quando seu corpo está precisando de descanso, ele dá sinais que é hora de parar um pouco. Um desses mecanismos é o tremor nas pálpebras. Por isso, tenha sensibilidade e saiba que se isso acontecer você precisa tirar um tempo para si.

Estresse, nervosismo, ansiedade

Esse trio de sentimentos é um perigo para a saúde de qualquer pessoa. Se você está muito estressada, nervosa ou é uma pessoa muito ansiosa, procure reverter essa situação. Procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

Veja também: Cuidado na área dos olhos para evitar rugas, olheiras e bolsas

Ingestão excessiva de cafeína

A cafeína mexe com o nosso sistema nervoso, por isso o consumo excessivo de refrigerante, chás e cafés, bebidas que contêm cafeína podem causar o tremor nas pálpebras. Experimente suspender ou diminuir o ritmo do consumo para ver se os tremores amenizam.

Consumo de álcool

O álcool definitivamente não faz bem para a saúde. O consumo excessivo dessa substância também desencadeia os tremores de pálpebras involuntários. Pegue leve no consumo e faça um bem ao seu organismo.

Falta de vitaminas e sais minerais

A carência de nutrientes dentro da nossa alimentação prejudica o bom funcionamento do nosso organismo. O tremor das pálpebras ocorre na falta de sais minerais e vitaminas importantes para o nosso corpo.

Veja também: Usa lentes de contato? Cuidado para não contaminar seus olhos

Carência de potássio

Um desses sais minerais importantes para evitar o incômodo nas pálpebras é o potássio. Na ausência dele, os músculos sofrem. Procure consumir alimentos ricos nesse nutriente como banana, abacate, iogurte desnatado, suco de laranja, semente de abóbora, amendoim, lentilha ou ervilha cozida, suco de uva, mamão papaia e beterraba cozida.

Uso de óculos com grau errado e inadequado

Em alguns casos, embora raramente, como salienta o oftalmologista, Dr. Renato, o uso do grau errado nos óculos pode gerar o desconforto. Desta maneira, é importante que sempre após seus óculos ficarem prontos, eles sejam examinados por um médico para saber se o grau está correto mesmo.

Ressecamento ocular

Olhos secos também são uma das causas das pálpebras tremem involuntariamente de vez em quando. Nesses casos procure um oftalmo que irá receitar um colírio lubrificante para dar fim ao problema.

Alergia ocular

Sim! A alergia também é um provocador e é fundamental que as causas sejam identificadas o quanto antes para evitar outros problemas maiores.

Veja também: Acabe com os efeitos desagradáveis dos olhos inchados

Tique nervoso

De acordo com o Dr. Renato, existe uma doença chamada Síndrome de Tourette, na qual o paciente tem muitos tiques e um deles pode ser piscar o olho. Assim sendo, é preciso saber diferenciar quando o ato de piscar é um tique ou quando é mesmo um tremor involuntário.

Veja mais!