Por Ana Ligia em 14/11/2017

Uma prática milenar surgida na Índia e conhecida no Brasil na década de 70 pode ajudar a mulher a resolver problemas relacionados a incontinência urinária e até favorecer o prazer sexual.

O pompoarismo é uma técnica de exercícios de contração da musculatura vaginal que tem o intuito de fortalecer a região.

Os movimentos começam com técnicas respiratórias e de relaxamento muscular, alongamento da região íntima, glúteos, coxas, abdomen e costas.

Muitas pessoas costumam associar o pompoarismo a melhora do desempenho sexual. Mas os benefícios da ginástica íntima vão muito além disso.

Benefícios do pompoarismo

Por auxiliar na musculatura íntima, o pompoarismo reduz as queixas e perdas vaginais

A prática traz melhorias para a satisfação sexual tanto da mulher quanto do parceiro (Foto: depositphotos)

Segundo a Flávia Fairbanks, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (SOGESP), o pompoarismo ajuda a prevenir a incontinência urinária, beneficia a saúde das gestantes, contribui para regular o intestino e os ciclos menstruais e diminui cólica e, por auxiliar na musculatura íntima, reduz as queixas e o quadro de perdas vaginais.

A ginástica também fortalece os músculos da região genital e traz melhorias para a satisfação sexual tanto da mulher quanto do parceiro. O pompoarismo ainda aumenta a libido, a lubrificação e a intensidade e frequência dos orgasmos.

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“Do ponto de vista médico, não existe indicação para o pompoarismo em si. Indicamos com frequência a realização de fisioterapia do assoalho pélvico, que é muito mais ampla, mas até divide alguns pontos em comum com o pompoar”, explica Flávia.

Gestantes que costumam fazer os exercícios não sofrem restrições na gestação desde que a mesma esteja em evolução saudável e que seja de baixo risco. Mas é importante que qualquer prática seja sempre acompanhada por um obstetra.

Como fazer pompoarismo

Exercício de kegel

Para entender como funciona o exercício, imagine que você está urinando e no meio da eliminação do líquido você interrompe o processo. É exatamente esse mesmo movimento que você irá fazer para realizar o exercício.

Você pode realizar o exercício em qualquer hora e lugar. Contraia os músculos por dois segundos e depois relaxe. Procure repetir o processo cerca 10 vezes seguidas, cinco vezes ao dia.

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