Poderosos cosméticos que podem ser feitos da extração das flores

O segredo das flores é o alto teor de nutrientes, substâncias antioxidantes, cicatrizantes e proteicas que elas carregam


A chegada da primavera proporciona um ambiente mais belo e florido. E as flores não servem apenas para harmonizar e perfumar ambientes; saiba que ela está sendo utilizada como um dos principais ingredientes ativos em cosméticos.

O segredo das flores é o alto teor de nutrientes, substâncias antioxidantes, cicatrizantes e proteicas que elas carregam.

A flor do trevo vermelho, por exemplo, pode ajudar a reduzir os poros que tanto incomodam, principalmente quem tem a pele mais oleosa. O extrato dessa flor estimula a diferenciação dos queratinócitos, é adstringente e regula a produção do sebo.

Poderosos cosméticos que podem ser feitos da extração das flores

Foto: depositphotos


A farmacêutica Mika Yamaguchi explica: “O ingrediente promove uma contração das fibras colágenas e reduz o tamanho do poro; age inibindo a enzima responsável pelo aumento da produção de oleosidade; e aumenta a produção de proteínas da matriz extracelular”.

A flor de sabugueiro é ideal para pessoas que sofrem de problemas como olheiras. “Também tem a capacidade de sequestrar o ferro do processo da formação dos radicais livres, diminuindo a inflamação local também. Indicado para edema, rugas e olheiras”, comenta.

A extração da flor de oleandro com poder anticaspa ajuda a inibir o crescimento do fungo Malassezia (responsável pela formação da caspa). “O ingrediente modula a resposta imune-inflamatória e preserva a microbiota do couro cabeludo, normalizando a produção de sebo. Por atuar contra a caspa, também melhora as situações em que a queda de cabelo tem correlação com esse problema”, explica.

A farmacêutica afirma que os ativos são encontrados em farmácias de manipulação. “O ideal é a prescrição do médico, que pode personalizar a fórmula de acordo com a necessidade do paciente”, finaliza Mika.