Por Daiane Silva em 17/08/2011

Afinal, para que serve?

O pó facial não é um produto usado por todas as mulheres, já que muitas não sabem usá-lo corretamente e dispensam seu uso. O pó facial realmente não tem uma função isolada na maquiagem, não costuma ser aplicado sozinho como um batom, por exemplo, mas tem sim, seu papel importante quando se trata de casos específicos, como as peles oleosas e brilhantes, que necessitam uma cobertura para disfarçar.

Escolha seu pó

Mulher se maquiando

Existem dois tipos de pó facial, falando mais especificamente, pois ainda tem os produtos chamados “três em um”, que fazem às vezes de pó. Os dois tipos mais usuais são o COMPACTO e o SOLTO, cada um deles com uma função diferente.

PÓ COMPACTO: é recomendado para esconder imperfeições por causa da sua textura mais consistente; ideal para retocar a maquiagem, apenas nas partes necessárias.

PÓ SOLTO: este é o ideal para eliminar o brilho excessivo da pele sem carregar demais, fixa bem no pincel, o que torna mais fácil controlar a quantidade. É o ideal para dar acabamento à maquiagem.

Maquiando…

Pó facial

  • As partes do rosto que mais necessitam de uma aplicação de pó são: a testa, embaixo dos olhos, as laterais do nariz e no centro do queixo, para disfarçar a oleosidade. Se não tiver a pele muito oleosa, pode-se apenas dar uma leve pincelada, já do contrário, usar uma camada discreta também para não ficar muito pesado o visual.
  • Quem tem pele ressecada, deve ter cautela com o pó para não ficar com a pele ainda mais seca, o ideal é que antes de maquiar, hidrate bem a pele.
  • O pó deve ser usado depois da base. Se for usado sozinho, marca muito os traços do rosto, por isso a base e o corretivo devem ser parte do conjunto para disfarçar imperfeições e marcas indesejadas.
  • Pessoas mais maduras, que tem rugas e a pele mais flácida, precisam de muito cuidado ao aplicar o pó, pois, na tentativa de uniformizar a pele, podem acabar exagerando, acumulando o pó entre as linhas das rugas e evidenciando-as.
  • A fixação da maquiagem também fica por conta do pó. Alguns truques são possíveis e surtem bons efeitos para garantir uma maquiagem perfeita por mais tempo. Como por exemplo, para fixar o batom: antes de aplicar o batom, passe um pouco de corretivo e um pouquinho de pó nos lábios.
  • Para não borrar as pálpebras com lápis ou delineador, antes de aplicá-los, passe uma camada muito fina de pó na pálpebra, deixando-a menos escorregadia.
  • A aplicação de qualquer um dos pós faciais deve ser feita com a  esponjinha que geralmente o acompanha ou, na falta desta, com um pincel para pó. Deve-se começar do queixo e fazendo movimentos ascendentes, espalhar bem para não pesar.

Veja mais!