Cirurgia de abdômen
Esta cirurgia é realizada para corrigir a flacidez da pele, tecido gorduroso subcutâneo e também dos músculos do abdômen que costuma ocorrer após gestações, processos consecutivos de emagrecimento ou engorda e também pelo envelhecimento dos tecidos.
As classificações para esse procedimento são: Dermolipectomia Abdominal total ou parcial (miniabdominoplastia), quando há pouco acúmulo de gordura ou flacidez apenas no abdômen inferior.
Detalhes
Após a anestesia, que normalmente é peridural com sedação e mais raramente geral, é corrigida a flacidez através de uma plicatura (costura) da musculatura abdominal e remoção de tecido gorduroso e excesso de pele. Se for a Dermolipectomia total, a cicatriz umbilical é refeita. Os tecidos são reconstruídos através de cuidadosa sutura.
A cirurgia convencional dura em torno de três horas, a internação é de 24 horas.
Pós-operatório da abdominoplastia
- É considerado um pós-operatório tranquilo, o abdômen fica enfaixado nas primeiras 24 horas após a cirurgia, sendo colocada uma cinta abdominal após esse período. Há dor, mas controlável com analgésicos e nos primeiros cinco dias é comum a permanência de um dreno. Deve-se permanecer em repouso relativo por dez dias, sendo necessário andar com o tronco levemente encurvado por aproximadamente quinze dias. A cinta deve ser usada por dois meses, assim como curativos devem ser feitos nesse período.
- Após a cirurgia, nos primeiros sete dias, podem ocorrer hematomas, seroma, infecções e necroses de pele, que são ocorrências raras, sendo observados os cuidados indicados no pós-operatório. Além disso, problemas com a cicatriz, como cicatrizes antiestéticas, abertura de cicatriz, endurecimento local e dormência abdominal podem ocorrer, mas tudo isso é tratável.
- Em torno de um mês, após a absorção de grande parte do inchaço, já é possível perceber como o abdômen ficará, depois do 30º dia, até o 6º mês, o abdômen ganha mais harmonia pela cicatrização interna. As cicatrizes só são consideradas definitivas após o 12º mês.
- O preço de uma abdominoplastia gira em torno de R$4000.