Por Nayla Georgia em 08/05/2012

Toda mulher vaidosa se preocupa em parecer mais bonita e destacar seus pontos fortes com a maquiagem, mas nem só o conjunto de cremes e pós compõe um visual perfeito e valorizado. O uso de pinceis na hora de fazer a make muitas vezes é negligenciado e o mau uso deles não ajuda em nada. Para cada passo, existe um pincel diferente que auxilia na composição do make perfeito, para o dia a dia ou uma ida à balada. Um só detalhe pode fazer toda a diferença!

Tipos de pincéis

Pincéis de Maquiagem

Imagem: Reprodução

Preparando a pele

Base: O pincel tem um formato chato e fino. Espalha por igual o produto tanto líquido quanto cremoso. Usando: Distribua a base na parte central do rosto (nariz, queixo, bochechas) com movimentos contínuos em direção às laterais, dando batidinhas com o pincel.

Base

Corretivo: Possui um formato achatado, fino e menor que o pincel de base. Pode ter as extremidades estreitas ou quadradas, para auxiliar na hora de disfarçar olheiras e imperfeições. Usando: Aplique o produto nas olheiras, abas do nariz, no arco da sobrancelha e em volta da boca. É importante dar batidinhas com o pincel para o produto ficar uniforme.

Corretivo

: É grande, deve ter muitos pelos e ser arredondado. Usando: O pó deve ser passado em movimentos de vaivém. A zona T (testa, laterais do nariz e queixo) em destaque, assim como as áreas que contém maior oleosidade. Em função de não errar a quantidade, sopre um pouco o pó do pincel antes de aplicar no rosto.

Pó

Blush: Este pincel não deve ser confundido com o de pó, ele tem cerdas arredondadas ou pode ser chanfrado. Usando: O pincel deve partir das maçãs do rosto e mover-se em direção às orelhas. Para a maquiagem ficar mais natural, sopre o excesso do blush antes de aplicar.

Blush

Make up

Primeira camada de sombra: Pode ser com espuma ou de cerdas achatadas. Passe a sombra sem se preocupar em esfumaçar, afinal este não é o pincel correto para isso. Esse tipo deixa a sombra mais forte e definida.

Primeira camada de sombra

Esfumar a sombra: Tem cerdas macias, fofinhas e com pontas arredondadas. Para esfumaçar, faça movimentos curtos e leves de vaivém, isso deixa a sombra com efeito mais natural e delicado.
Delinear pálpebras, sobrancelhas e a linha dos cílios: É conhecido como pincel chanfrado e tem várias utilidades com suas cerdas finas e durinhas. Para delinear, passe o pincel na sombra e aplique onde deseja.

Esfumar a sombra

Delineador cremoso: Deve-se ter cautela para não usar o pincel chanfrado na hora de passar o delineador líquido ou cremoso. Para essa utilidade existe um pincel com cerdas bem fininhas e juntas.

Delineador cremoso

Para os lábios: Possui cerdas bem finas e juntas. Existe o mais fino para contornar e o mais grosso para preencher. Com o mais fino, comece o contorno pelo V no lábio superior e vá contornando a partir daí. O preenchimento deve ser feito com o pincel mais grosso.

Para os lábios

Veja mais!