Por Nayla Georgia em 27/03/2014

Exótica, mas nem tanto, a physalis é conhecida aqui no Brasil como “juá”. Trata-se de uma fruta natural da Amazônia que é rica em saúde e sabor. Delicadas, amarelinhas ou alaranjadas, com sabor doce e levemente ácido, as frutas physalis nascem em uma planta arbustiva e são envoltas em uma folha fina, seca e bela. Por sua beleza e sabor, acabou ganhando destaque no mundo todo e conquistou diversos paladares.

Physalis

Foto: Reprodução

Emagrecimento

Pouco calórica – 100 gramas da fruta têm apenas 54 calorias –, a physalis ajuda a emagrecer por sua propriedade antioxidante e também pela sua rica quantidade de fibras. Nos dois casos, o corpo ficará, respectivamente, fortalecido e saciado. As fibras também ajudam a turbinar o funcionamento do intestino, mas é preciso ajudar esse processo tomando bastante água.

Como consumir?

Docinho de physalis

Foto: Reprodução

Além de comer a fruta ao natural, ela pode ser usada como matéria prima de geleias e sorvetes. Há chefs gourmets que também usam a physalis em molhos de salada e carnes, já que a frutinha possui um sabor adocicado e levemente ácido, que otimiza a experiência de degustar os pratos. Docerias apostam na fruta para decorar bolos e docinhos. Uma delícia fotogênica!

Propriedades e benefícios da fruta

Rica em alcaloides, flavonoides, carotenoides, fósforo, ferro e vitaminas A e C, a physalis, além de ajudar a emagrecer, é uma ótima aliada da boa saúde. Nutritiva, a planta ajuda a fortalecer o sistema imunológico, alivia dores na garganta (por ser anti-inflamatória), purifica o sangue e reduz os níveis de colesterol contidos nele. Ainda vale ressaltar que os nativos da Amazônia costumam usar a physalis (fruto, folhas e raízes) para combater reumatismo, doenças no fígado, rins, bexiga e pele, além de que é eficaz no tratamento da diabetes.

Curiosidades sobre a Physalis

Hozuki

Foto: Reprodução

  • Além de consumir os benefícios dessa fruta através do consumo in natura, ela pode ser encontrada liofilizada em cápsulas.
  • Em território europeu, a frutinha é servida como uma deliciosa sobremesa coberta com chocolate nos restaurantes parisienses.
  • No Japão existe mais de uma variedade de cor para a physalis. Além do amarelinho e alaranjado, a fruta também tem a variação vermelha, que se chama hozuki. Lá ainda há a Festa do Hozuki, evento que acontece anualmente.
  • Degustações de vinho geralmente acompanham queijos e frutas. Uma faz frutas usadas como tira-gosto é a physalis!

Veja mais!