Por Débora Silva em 14/10/2015

A ameixa seca é popularmente conhecida por estimular o bom funcionamento intestinal, no entanto, os benefícios proporcionados por esta fruta vão muito além. De acordo com uma pesquisa norte-americana, incluir a ameixa seca no cardápio pode colaborar para a prevenção do câncer de cólon.

Ameixa seca na prevenção do câncer de cólon

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Norte e a Texas A&M, incluir a ameixa seca no cardápio favorece a reserva, no intestino, das bactérias que fazem bem ao nosso organismo, reduzindo, assim, o risco de câncer de cólon.

Segundo os estudiosos, isto seria possível graças aos compostos fenólicos presentes nesta fruta. Estes poderosos antioxidantes combatem a ação maléfica dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células e doenças como o câncer.

Pesquisa revela que ameixa seca pode prevenir o câncer de cólon

Foto: Reprodução/ internet

É importante ressaltar que esta pesquisa ainda está em fase inicial e foi realizada apenas em ratos de laboratório. Para que o estudo seja melhor fundamentado, outros experimentos ainda precisam ser realizados em seres humanos.

Outros benefícios da ameixa seca

Além da possibilidade de ser um remédio natural para prevenir o câncer de cólon, o consumo da ameixa seca proporciona muitos outros benefícios à saúde. Confira a seguir:

  • O consumo desta fruta ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue;
  • Alguns estudos apontam que as substâncias antioxidantes da ameixa seca são ainda mais potentes do que as apresentadas pela fruta fresca. Isto ocorreria porque, no processo de desidratação, novos compostos fenólicos seriam produzidos;
  • É rica em fibras e contém sorbitol, um tipo de açúcar que estimula o funcionamento intestinal e ajuda em casos de prisão de ventre. A ameixa possui mais fibras do que qualquer outra fruta, hortaliça ou legume;
  • Devido ao elevado teor de vitamina C presente nesta fruta, ela ajuda na absorção de ferro pelo organismo, ajudando no combate à anemia;
  • Além de fibras, a ameixa seca é fonte de vitaminas A, B2 e potássio;
  • A ameixa seca reduz os riscos de desenvolver osteoporose, pois anula a taxa de reabsorção óssea, reduzindo, assim, o risco de fraturas.

Cuidados

São muitos os benefícios proporcionados pela ameixa seca, no entanto, o consumo exagerado pode fazer mal à saúde. A fruta contém boa quantidade de oxalato, substância que se consumida em excesso, pode levar à formação de cristais na urina, originando cálculo renal.

Veja mais!