Por Pollyana Batista em 30/01/2017

Quem sofre com pernas inchadas e doloridas sabe quanto o problema incomoda. Os membros inferiores são nossa base de locomoção e para isso precisam estar bem cuidados e com saúde.

Mas nem sempre é assim. No verão, os problemas circulatórios tendem a aumentar. O calor provoca alterações na movimentação sanguínea capazes de prejudicar as pernas e nos trazer indisposição.

Segundo a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, as altas temperaturas faz com que “vasos passem por uma vasodilatação para favorecer a transpiração e equilibrar a temperatura do organismo estável”.

Apesar da reação ser benéfica para o organismo, ela pode incomodar quem sente. Essa sensação pode ser ainda mais saliente nas pessoas que se expõem frequentemente ao sol. A médica lembra que algumas atitudes podem amenizar as dores e o inchaço. Confira as dicas da especialista.

Beba muita água

Pernas inchadas, pesadas e doloridas no verão? Se previnam disso, meninas!

Fotos: depositphotos

Essa primeira dica é fundamental. A água deve ser abundante dentro do organismo para facilitar a circulação sanguínea e evitar a retenção de líquidos.

Evite álcool

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A segunda dica também tem a ver com bebida. Mas, ao contrário da água, o álcool deve ser evitado, pois ele piora a circulação sanguínea e as dores nas pernas.

Compressa ou mergulho

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Você pode fazer compressas frias nas pernas para aliviar o cansaço. “Elas ajudam o retorno venoso. Outra opção é mergulhar no mar, porque além do efeito térmico, a pressão hidrostática da água funciona como uma drenagem linfática natural”, explica a médica.

Coloque as pernas ao ar

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Deixar as pernas elevadas é um truque antigo, mas que funciona. Sempre que possível e depois dos dias mais puxados, procure deixar seus membros inferiores em uma posição alta.

Pratique atividades físicas

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A angiologista Aline Lamaita recomenda: “uma caminhada diária na praia por 30 minutos é suficiente, faz bem para a circulação e para a alma”.

Evite sal e temperos fortes

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Segundo a cirurgiã vascular, alimentos com muito tempero ou com muito sódio, ou seja, salgados, podem prejudicar a circulação e causar ainda mais dores e inchaços nas pernas. “O ideal é investir em alimentos diuréticos naturais, como kiwi, melancia, pepino, mirtilo, cenoura, berinjelas, alcachofra, salsão, uva e aspargos”.

Mantenha a calma

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Outra dica valiosa que a médica cirurgiã aconselha é manter a mente calma e o corpo mais relaxado. Isso garante uma vida mais saudável como um todo e previne problemas. “Uma pressão arterial controlada é essencial para uma boa circulação”, explica ela.

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