Por Nayla Georgia em 13/04/2012

Desenvolvida pela nutricionista Connie Guttersen, a Dieta de Sonoma tem seu nome emprestado da região de Sonoma, na California, e é conhecida por ser a mais saborosa devido à adoção do que há de melhor na culinária no cardápio para emagrecer de forma saudável. Ela é dividida em três fases (chamadas de ondas) e concentra 10 alimentos como os mais importantes:

  • Amêndoas
  • Blueberry
  • Brócolis
  • Espinafre
  • Grãos integrais
  • Morango
  • Óleo de oliva
  • Pimentão
  • Tomate
  • Uva

Fases da Dieta de Sonoma

Dieta de Sonoma

Confira o cardápio deste regime que promete secar 5 kgs em apenas 10 dias | Imagem: Reprodução

1ª Onda:

Com duração de 10 dias essa fase consiste numa reeducação alimentar mais radical e restritiva. Poções pequenas, abstinência de frutas e álcool, redução de carboidratos, laticínios e açúcares na alimentação. É a parte da dieta em que se perde mais peso, uma promessa de 5 kg.

As refeições durante o dia devem se basear no cardápio abaixo:

Café da manhã:

– Num prato de sobremesa (18 cm de diâmetro) preencha 75% com proteínas e 25% com grãos. Pode optar também por uma tigela (2 xícaras de chá) com 50% de grãos e 50% com leite desnatado.

Almoço e jantar:

– Construa um prato raso (23 cm de diâmetro) com 30% de proteínas, 20% de grãos e 50% de hortaliças. Dica: não coma os mesmos alimentos do almoço no jantar.

Lanche:

– Ficar com fome entre o espaço das refeições não colabora na dieta, por isso o lanche está liberado. Pode ser uma hortaliça (abóbora cozida, abobrinha, cogumelo cru ou cozido, tomate cru, pepino etc).

2ª Onda:

Essa é fase não possui um tempo delimitado de término, acaba quando você chegar ao peso desejado. As frutas são reintroduzidas ao cardápio juntamente com uma dose moderada de vinho branco (uma taça durante as refeições), caso deseje, e a quantidade de grãos aumenta. É uma parte menos radical, mais fácil.

O café da manhã deve-se manter como na primeira onda, já o almoço e jantar aceitam uma fruta. O lanche permite que se alimente com uma fruta, ou metade de um pacote de pipoca de micro-ondas light pura, ou uma poção de nozes, ou um pedaço de queijo mussarela light.

3ª Onda:

Última fase da dieta. É a etapa em que você mesmo pode montar seu cardápio, mas aconselha-se que mantenha uma alimentação moderada e saudável para manter o peso desejado. Caso seu peso aumente, volte à 2ª onda.

Alimentos aconselhados na Dieta de Sodoma

  • Nozes: amêndoas e outras nozes dão uma sensação de satisfação e têm gorduras do “bem”;
  • Azeite de Oliva: ajuda a controlar os níveis de colesterol;
  • Brócolis: contém grande quantidade de cálcio e vitamina C;
  • Grãos integrais: encontrados no arroz e pão integrais são a principal fonte de fibras;
  • Uva: fonte de antioxidantes;
  • Morango: combate o acúmulo de gordura no organismo;
  • Espinafre: alimentos de coloração verde-escura contêm ferro e fibras que ajudam no funcionamento do organismo.

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