Por Anna de Cássia em 26/09/2012

Com um sabor adocicado, um aroma delicioso e uma textura macia, a pera constitui uma espetacular fonte natural – e rápida – de energia, graças à enorme quantidade de frutose e glicose que estão presentes em sua composição. Apresenta também um índice de açúcar natural (levulose) maior que o de qualquer outra fruta.

Parente da maçã, a pera é uma maravilhosa fonte de potássio, vitamina C e fibras. Apresenta também alguns sais minerais como ferro, cálcio, enxofre, fósforo e magnésio. Por isso ela acaba sendo muito importante em nosso cardápio, ajudando no tratamento de diversas patologias.

Conheça os benefícios que a pera trás a nossa saúde

Benefícios da pera

Seus benefícios para as dietas são inúmeros, pois a pera além de pouco calórica, combate a retenção de líquidos e tira a vontade de comer doces! | Foto: Reprodução

  • Muito utilizada no tratamento de excesso de ácido úrico e insuficiência renal, já que apresenta propriedades diuréticas.
  • As fibras presentes na pera são insolúveis (o contrário das fibras da maçã) e por isso são mais eficazes quando utilizadas como laxante.
  • A vitamina A presente na pera auxilia a visão, fazendo sempre manutenções e evitando a cegueira noturna.
  • Já a vitamina C, também muito presente na fruta, tem efeito antioxidante, e por isso ela evita o envelhecimento precoce.
  • A fruta apresenta também um efeito hipotensor, ou seja, ajuda a controlar casos de hipertensão arterial.
  • Uma pera apresenta aproximadamente 98 calorias, e por isso ela é muito boa para ser utilizada em dietas, porque além de apresentar poucas calorias, ainda é diurética, evitando assim a retenção de líquidos.
  • A levulose presente na pera é um tipo de açúcar mais doce, e seu consumo diminui a vontade de comer doces. As fibras presentes também ajudam a criar uma sensação de saciedade – Mais um fator pra acrescentar a fruta em sua dieta para emagrecer.
  • A pera também pode ser utilizada na prevenção de câncer na bexiga, próstata, cólon e endométrio.
  • Previne doenças cardiovasculares.
  • Combate a colite, inflamação no intestino grosso que pode levar a gases intestinais e até a putrefação de parte do órgão.

Dicas para a hora de comprar a fruta

Quando for comprar peras, observe bem as frutas e escolha apenas as que não apresentarem cortes ou machucados. Peras com manchas marrons também não são muito indicadas para o consumo. Comprar peras ainda verdes pode ser uma vantagem, porque elas amadurecem muito rapidamente, e se você as comprar maduras elas podem estragar antes de você as consumir. Lave-as sempre antes de comer, de preferência deixe-as de molho em água sanitária. E não é necessário retirar a casca para comê-las. Muitas de suas fibras estão justamente presentes na casca.

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