Por Gabriel Oliveira em 11/05/2012

Uma das tendências que sempre aparecem nas passarelas e pouca gente comenta, é o peplum. Por ser bastante versátil, o detalhe virou uma febre não só entre as fashionistas, mas também entre as mulheres do mundo todo que estão ligadas nas últimas trends!

Um dos motivos dele voltar com tudo é por combinar com várias peças diferentes, como saias, vestidos, blusas e até jaquetas, o que permite criar uma variedade enorme de looks e estilos, tudo isso com apenas um elemento.

Afinal, o que é peplum?

O peplum é um detalhe capaz de tornar um look bem mais elegante e cheio de estilo. Trata-se de um volume extra na parte da cintura, criando uma espécie de “capa para quadril”. O elemento surgiu na Grécia Antiga, como parte das vestimentas tradicionais. Muito tempo depois, por volta dos anos 40, o estilista Christian Dior fez uma releitura e colocou em algumas de suas criações. Uma delas, é um ícone histórico da moda, o “New Look”.

Após isso, o peplum tornou-se uma marca registrada da Maison Dior, sendo aplicada em pelo menos uma peça de todos os seus desfiles.

Como usar

Por ser um elemento diferenciado e que não é muito comum aqui no Brasil, a maioria das mulheres têm medo de não saber fazer uma combinação legal. Mas aí vão algumas dicas que podem te ajudar:

  • Se você possui o quadril largo, é melhor deixar essa tendência de lado, já que ela cria um volume justamente nessa área, dando mais ênfase e tamanho à ela.
  • Já se o seu problema é uma barriguinha saliente, opte pelos modelos de vestidos e saias que possuem um peplum rodeando toda a cintura. Dessa forma, ele vai disfarçar essa saliência e marcar a sua silhueta, deixando-a mais acinturada.
  • Mulheres que possuem quadris estreitos e/ou cintura reta, devem obrigatoriamente usar essa peça, pois molda a silhueta, criando curvas que camuflam totalmente esses detalhes.
  • Para quem prefere ser mais discreta, deve apostar nas jaquetas e blusas com esse detalhe. O volume dessas peças não é tão grande, o que facilita bastante para quem está começando a usar agora.
  • O peplum é super indicado para mulheres com silhueta “triângulo invertido” (aquela com toques masculinos, com ombros largos e quadril estreito), pois equilibra a largura das duas áreas em questão e ainda marca a cintura.
  • Um truque infalível para não errar é usar peças mais sequinhas no corpo. Dessa forma, a atenção estará mais para a região do peplum. Por exemplo, se for usar uma saia com esse elemento, aposte em blusas mais justinhas e em cores neutras. Mas se for a blusa que possuir o peplum, aposte em calças skinnys e saias lápis.
  • Por ser uma peça que transmite sofisticação por onde passa, deve ser usada obrigatoriamente com um salto alto, de preferência um scarpin (sempre em tons neutros). Rasteirinhas, sapatilhas, slippers, oxfords e afins, só vão deixar seu look cafona e sem harmonia.

Peplum!

 

Peplum

Montagem: todaela.uol.com.br/

Peplum nos desfiles de algumas das maiores grifes do mundo. (Da esq. Para a dir: Elie Saab, Givenchy, Jean Paul Gaultier e Christian Dior.

 

Looks com Peplum

Montagem: todaela.uol.com.br/

Em vestidos de festa.

 

Belos looks

Montagem: todaela.uol.com.br/

Em looks menos formais e mais curtinhos.

 

Bruna Tenório

Imagem: Reprodução

A top brasileira Bruna Tenório usando.

 

Kate Middleton

Imagem: Reprodução

Kate Middleton, um ícone de moda contemporâneo, também aderiu à tendência.

Veja mais!