Por Daiane Silva em 21/09/2011

Cada ocasião exige um tipo de produção, desde o estilo de roupas usado à maquiagem aplicada, tudo deve estar de acordo. Inclusive os cabelos. Conforme o tipo de evento, os penteados devem ser mais elaborados e elegantes ou mais informais e despojados.

Importante na hora de escolher o penteado ideal para uma ocasião é, além de avaliar o tipo de festa e a roupa que vai vestir, escolher um penteado que realce seu rosto e combine com seu jeito de ser. Além disso, ao escolher um penteado que gostaria de usar, você vai precisar levar em consideração seu tipo de cabelo, além do comprimento para poder executar o penteado de forma perfeita. As opções são variadas:

  • tranças,
  • coques,
  • rabos de cavalo elaborados,
  • cabelo solto, com efeitos,
  • meio presos…
  • enfim, não faltam modelos de penteados para deixá-la elegante e feminina!

Interessante para não errar na escolha é testar dias antes vários penteados. Assim você evita não ter tempo para mudar de ideia (e de penteado!) se for para o salão na última hora ou, mais complicado ainda, tentar fazer um penteado sozinha em casa!

Penteados para festas formais (formaturas, debutantes e casamentos)

Coque >> é um penteado que nunca sai de moda. Os fios presos valorizam os traços do rosto e deixam o look elegante e romântico. Além do coque baixo, tradicional, com fios no lugar, existem versões mais elaboradas que são uma ótima alternativa para inovar o visual, entre eles o coque banana, coque retrô, coque lateral , coque rosquinha e a trança-coque.

Penteado Coque

 

Rabo de cavalo >> é um penteado simples, mas deixa o look festa incrível e combina com qualquer ocasião. Se achar que somente prender os cabelos no alto da cabeça fica muito sem graça, a dica é dar um efeito mais despojado para as madeixas ou incrementar o penteado com acessórios nos fios e ousar nos brincos grandes.

Penteado Rabo de Cavalo

 

Tranças >> são ideais para festas, casamentos, formaturas e outras ocasiões especiais. Elas podem ser feitas em estilos mais básicos ou mais elaborados, como a trança embutida comum, trança embutida lateral , coroa de trança e a trança escama de peixe. Os penteados trançados são perfeitos em cabelos compridos. Para complementar o visual, aposte em maxi brincos, eles ganham mais destaque com os fios presos.

Penteado com Tranças

 

Metade preso >> é para quem não quer deixar os fios totalmente soltos, mas também não gosta de penteados tipo preso total. Um dos penteados nesse estilo que deixa o look ainda glamouroso é o cabelo preso de lado, ele é apropriado para eventos mais formais.

Penteado Metade Preso

 

Penteado solto >>  aposte nos fios com efeitos. Cabelos com ondas volumosas, cachos abertos feitos com babyliss e liso total são algumas opções que funcionam muito bem em festas e eventos formais.

Annalynne Mccord

 

Festas e ocasiões informais (raves, shows e baladas)

Em ocasiões em que não há um rigor para montar o look, a informalidade e a criatividade comandam a festa! Por isso, a roupa pode ser mais despojada, assim como os cabelos. Tudo muito moderno e prático, combinando com a personalidade e com o horário da festa em questão.

Veja como podem ser os penteados para uma festa informal:

Tranças >> as tranças estão em todas! Em eventos informais, elas são mais despojadas, os fios não precisam ficar tão arrumadinhos, podem sobrar alguns soltos nas laterais.

Paloma Bernardi

 

Rabos de cavalo >>também são versáteis e podem ser feitos de maneira mais simples para acompanhar festas informais. De lado, meio solto, com fios meio bagunçados, as possibilidades são inúmeras! Escolha a sua!

Raquel Villar

 

Coques >> os coques também estão na moda e podem ser bem joviais, quando feitos com alguns fios soltos e meio frouxos, ficam bem descontraídos.

Paola Oliveira

 

Trançados trabalhados >> este é mais um penteado que pode ser muito versátil, pois tanto pode ser feito de maneira mais formal e certinha, quanto de maneira bem jovial para usar num evento descontraído. As trancinhas podem ser em todo o cabelo, podem ser apenas nas laterais, enfim, escolha seu preferido!

Deborah Secco

 

Ondulados naturais >> este é um visual de praia, é só fazer várias tranças no cabelo úmido e depois de seco, soltá-las. Fica um ondulado super natural!

Fernanda Lima

Veja mais!