Por Daiane Silva em 14/09/2011

Quem tem cabelos crespos, normalmente tem mais trabalho para cuidar dos fios, já que eles tendem a quebrar e ressecam com facilidade. A oleosidade não se distribui facilmente, por causa das curvas dos fios, então, não chega à extremidade dos fios, por isso, são necessários cuidados específicos para manter os cachos nutridos e bem definidos, sem as terríveis pontas duplas.

Os penteados nos cabelos crespos podem se tornar um problema, principalmente se os fios estiverem ressecados e com volume excessivo que é uma característica dos fios crespos, pois isso dificulta na hora de domar os fios e deixá-los alinhados.

Como na moda atual os cabelos crespos estão em evidência e devem ser usados em sua forma natural, com suas ondas e cachos, reunimos dicas de cuidados para cabelos crespos para manter seus cabelos bem nutridos e brilhantes, assim como as melhores formas de arrumá-los em penteados formais ou mais despojados!

Cuidados e dicas

  • A primeira providência é a hidratação! Ela é muito importante para que seus cabelos se mantenham nutridos e sedosos!  Ao lavar seus cabelos, use produtos com fórmulas hidratantes, massageie o couro cabeludo e desça às pontas sem esfregar os fios. Enxágue bem e aplique um condicionador de baixo para cima, deixando agir por três minutos, enxaguando até retirá-lo todo logo após. Para secar os fios, não enrole e torça a toalha na cabeça, pois isso quebra os fios, apenas pressione a toalha levemente até retirar o excesso de água. Se for penteá-los úmidos, use um pente de dentes largos, de preferência de madeira, ou ainda, use os dedos para desembaraçá-los.
  • Use máscaras hidratantes e produtos que definam os cachos, como mousses e ativadores de cachos para secar os cabelos. Se tiver passado por químicas, como relaxamentos ou alisamentos, capriche mais ainda nas sessões de reconstrução capilar e hidratação, pois a química resseca e quebra os fios ainda mais. Além disso, use ainda produtos complementares como gel formador de cachos para hidratá-los e deixá-los flexíveis e também spray intensificador de brilho, que auxilia a prevenção do ressecamento.
  • Os penteados podem ser informais, como os cabelos usados soltos ou apenas com acessórios bem alegres, como tiaras, faixas, presilhas, flores, etc. ou ainda formais, para ocasiões especiais, por exemplo.

Penteados – fotos e detalhes

Cabelos curtinhos fashion: o visual pode ser mais bagunçado com a ajuda das pomadas finalizadoras e as franjas dão um toque especial a esse look moderninho.

Cabelos com cachos irregulares: esse corte ajuda a dar movimento aos fios enrolados e valoriza o volume na medida certa.

Cachos Irregulares

 

Cabelo Médio volumoso: quando você quer um look bem natural, o ideal é usar um ativador de cachos para que as molinhas fiquem perfeitas.

Médio Volumoso

 

Cabelo Meio preso: é ideal para garantir um ar bem romântico, valoriza os fios retos e com cachos soltinhos.

Meio preso

 

Cabelo Black Power­: este penteado era muito comum nos anos setenta, quando a onda hippie invadiu o mundo, pregando a liberdade de escolhas e a naturalidade em tudo. Agora, com a volta da naturalidade à moda, esse penteado vem com força total e é muito bem-vindo para quem gosta de exibir seus cachos. Para usá-los assim, você só precisa lavá-los normalmente e deixá-los secar naturalmente. Quando estiverem secos, puxe-os, com os dedos para cima e para os lados e ajeite-os.

Black Power

 

Cabelo com Dreads: os dreads se tornaram populares através da turma do reggae, rastafáris e agrada diversos artistas. É bastante complicado de ser feito sozinho, a não ser que a pessoa tenha muita prática. É necessário que o cabelo tenha certo comprimento, já que diminui ao ser enrolado. Veja como é feito (passo a passo):

Lavar bem os cabelos, hidratar e desembaraçar bem, retirando todos os nós com um pente fino. Separe o cabelo em mechas finas ou grossas, partindo da parte de dentro para fora, usando elásticos finos para prendê-las.

Pegue uma das mechas, tire o elástico e a escove de baixo para cima, várias vezes, até sentir que o nó esteja firme. Enrole as mechas com cera de abelha, que é vendida em farmácias. Depois de terminar o processo com todas as mechas, use um secador para derreter a cera e deixá-la bem grudada no cabelo. Use-os soltos ou presos, como preferir.

Dreads

 

Cabelo com Tranças: os cabelos crespos combinam muito com tranças de qualquer tamanho, seja única, mais elaborada, ou várias trancinhas no cabelo todo. Se fizer trancinhas no cabelo todo, pode usar elásticos para prender as pontas e esses elásticos podem ser coloridos se você quiser um visual bem descontraído.

As variações são muitas, você pode fazer trancinhas em parte do cabelo e prender o resto, pode fazer trancinhas e prender todas em um rabo de cavalo no alto da cabeça, enfim, crie e vários penteados a partir de um!

Tranças

 

Cabelo solto com trançado lateral: esse é para dar um ar romântico e descontraído: os cabelos ficam soltos e apenas um trançado lateral é feito e amarrado com fita colorida. É jovial e combina com qualquer hora do dia.

Solto com trança lateral

 

Cabelo com coque de festa: este deve ser feito com o cabelo úmido, sem pentear para não desmanchar os cachos. Separe a franja e faça um coque baixo com o resto do cabelo, prendendo-o com um elástico bem apertado. Na franja, use um definidor de cachos e enrole-a bem, levando-a em direção ao coque. Prenda-a com um grampo e a parte que sobrou, deve ser presa ao coque com outro grampo. Usando um pente fino, arrume os fios que possam ter ficado em pé. Passe spray fixador para que o cabelo fique firme. O coque pode ser enfeitado com uma bijuteria de sua preferência ou um acessório que combine.

Coque de Festa

 

Cabelo com rabo de cavalo e trancinhas laterais: cinco trancinhas bem finas nas laterais do cabelo e rentes à cabeça. Puxe todo o cabelo para trás e faça um rabo de cavalo bem alto.

Rabo de cavalo com tranças do lado

Veja mais!