Por Helena Emília em 03/04/2012

O coque de cabelo, graças a sua versatilidade, está fortemente presente nas mais diversas ocasiões, podendo ser criado em quase todos os tipos de cabelos. Este penteado, que nunca está fora de moda, faz diariamente a cabeça das mulheres, sejam elas com os cabelos e estilos mais diversificados, do comprimento médio ao longo, do modelo clássico ao despojado. O uso do coque favorece em muito mais que apenas alinhar os fios: faz-nos conseguir fugir do calor do nosso país tropical, destaca os traços do rosto, valoriza acessórios e blusas e, além disso, é um penteado muito prático e simples de fazer.

Uma tendência, que volta repaginada fortemente depois de adormecida por um tempo, é o coque alto, também conhecido como coque de bailarina, imortalizado pela atriz Audrey Hepburn nos cinemas no início da década de 60. Além de muito charmoso, é uma alternativa maravilhosa para enfim podermos dar folga ao secador e a chapinha por um dia (e à saúde dos fios também).

Coques em geral sempre estão muito em gosto se tratando de festas. Desde os tempos antigos, este penteado conferia propriedade de nobreza e poder a quem o usava. E, além de garantir certa elegância a qualquer look, também traz um ar moderno à composição. Pode-se, inclusive, sugerir este tipo de cabelos para noivas, madrinhas de casamento e até convidados. Fica muito chique!

Passo a passo: Como fazer?

  1. Primeiramente, puxe os cabelos até o topo da cabeça utilizando as mãos e prenda como num rabo de cavalo.
  2. Em seguida, torça os fios e enrole ao redor da base onde o cabelo foi preso, dando formato de um coque.
  3. Esconda a ponta dos cabelos por entre o elástico onde o rabo de cavalo foi feito, ou, se preferir, prenda-o com grampo, dando mais sustentação.
  4. A partir daí, a escolha é sua: podem-se alinhar os cabelos com a escova para um efeito mais certinho ou, então, soltar um pouco os fios, de forma com que eles fiquem mais “frouxos” e o penteado se torne mais descolado.
  5. Finalize com spray fixador por toda a extensão em ambos os casos. Além de prolongar o efeito do penteado, o spray tem a função de diminuir o frizz dos cabelos.

Mais sofisticação ao coque

Casamento, como ocasião especial, merece um penteado que esteja à altura. Mais uma vez, porque não o coque? Em sua versão mais tradicional, ele confere muita graça e sutileza aos cabelos. Uma dica interessante para as mais românticas é usar tiara como acessório no grande dia, podendo a mesma até estar integrada ao véu de noiva.

Fotos de alguns exemplos

 

Cabelos de noiva

Imagem: Reprodução

 

Coque com tiara

Imagem: Reprodução

 

Coque alto

Imagem: Reprodução

 

Penteado com coque

Imagem: Reprodução

Veja mais!