Por Nayla Georgia em 25/05/2012

De origem asiática o óleo de amêndoas tem um alto valor nutritivo para a pele, unhas e cabelos, além de ser uma alternativa econômica na hora de tratar do bem-estar na nossa vida. Esse óleo é cultivado há milhares de anos, obtido do fruto da amendoeira, ele também pode ser utilizado na cozinha. No entanto, é mais comumente encontrado na sessão de higiene e beleza, sendo muito eficiente para remover maquiagens à prova d’água, basta pingar algumas gotas do óleo em um algodão e passar na pele, não arde e ainda hidrata a cútis.

Propriedades benéficas

  • Suaviza e hidrata a pele;

    Óleo de amêndoas

    Imagem: Reprodução

  • Tira o volume dos cabelos;
  • Ameniza e previne o efeito indesejado das rugas e estrias;
  • É emoliente, que ajuda a recuperar a oleosidade natural da pele e dos cabelos (pessoas com pele ou cabelos já oleosos, devem evitar);
  • Pode ser utilizado como aroma-terapia para diluir outros óleos essenciais;
  • Dá brilho e maciez nos cabelos danificados;
  • É anti-inflamatório;
  • Ajuda no sistema digestivo, pois é considerado um laxante natural;
  • Não tem contraindicações;
  • Rico em proteínas. Tanto que pode até substituir a proteína animal nas dietas vegetarianas.

Óleo de amêndoas x Estrias

Nenhuma mulher gosta dos tracinhos que aparecem indesejadamente na pele. As estrias podem aparecer devido a várias ocorrências, como a gravidez, perda ou ganho de peso acentuado, e até mesmo com algumas roupas muito justas (calças jeans coladinhas, por exemplo). O óleo de amêndoas ajuda a prevenir este mal, protegendo a pele contra a perda de água. Como resultado, maciez e hidratação na região cutânea, sem mencionar que ainda a protege das agressões diárias externas, por exemplo, o vento, o frio e a baixa umidade do ar.
Atenção: Não ache que o óleo de amêndoas tem o poder de acabar com as estrias já existentes! Infelizmente, não há tratamento natural que dê fim a elas, apenas a aplicação de laser no local.

Receitas caseiras que usam o óleo para cuidar do cabelo e das unhas

Unhas

Para manter as unhas fortes, belas e suavizar as cutículas, basta seguir a simples receita abaixo. Tudo o que precisa é de um recipiente e um palito com algodão (cotonete):

– Aqueça um pouco do óleo de amêndoas e mergulhe a ponta dos dedos, pegando as unhas, por 10 minutos. Uma vez amolecidas, empurre as cutículas pra trás com auxílio do contonete.

Cabelos

Siga os passos abaixo para fazer uma máscara de óleo de amêndoas doces para o cabelo:

  1. Antes de lavar o cabelo com xampu, aplique o óleo de amêndoas aquecido em banho-maria, diretamente nos fios secos. Cuidado para o óleo não estar quente, ele deve ser morno.
  2. Massageie bem o óleo e enrole uma toalha na cabeça, deixando os fios abafados durante 15 minutos.
  3. Para por fim retirar o óleo dos cabelos coloque xampu diretamente sem enxaguar previamente e massageie. Depois de tirado o excesso do óleo de amêndoas, lave os fios como de costume.

Veja mais!