Publicado por Pollyana Batista

No verão, os dias são mais longos. Com isso, a intensidade e o tempo aos quais ficamos expostos à luz solar aumentam e precisamos redobrar os cuidados com a nossa pele. A dermatologista Flávia Addor dá algumas dicas infalíveis para que você se proteja dos raios nocivos e aproveite ao máximo a alegria do verão e do Carnaval.

Tratamentos com antecedência

Pele: 4 dicas infalíveis para aproveitar os Festejos do Momo sem preocupação

Foto: depositphotos

Fique atenta: alguns tratamentos estéticos não podem ser feitos às vésperas de viagens ou de exposição solar, como por exemplo a depilação, esfoliação, peeling e limpeza de pele. A dermatologista afirma: “Isso pode causar irritação ou manchas na pele. Esses tratamentos devem ser feitos, pelo menos, com uma semana de antecedência”.

Hidrate-se

Pele: 4 dicas infalíveis para aproveitar os Festejos do Momo sem preocupação

Foto: depositphotos

A médica explica que a hidratação ocorre em dois sentidos: de dentro para fora e vice-versa. Portanto, “temos que tomar muito líquido, dobrar a quantidade de água ingerida no dia a dia. Após o banho, também devemos aplicar um creme hidratante para repor a água que perdemos pela pele”.

No banho, a especialista recomenda: “a temperatura da água não deve ser muito quente. O shampoo e o sabonete devem ser bem suaves e é melhor evitar buchas e esfoliantes, pois a pele já fica muito sensível”.

Proteja-se

Pele: 4 dicas infalíveis para aproveitar os Festejos do Momo sem preocupação

Foto: depositphotos

Na hora de escolher o seu protetor solar, você deve atentar para as seguintes características, diz a dermato: “deve ser resistente à água, hipoalergênico, com amplo espectro de proteção UVA e UVB e de fácil cobertura”.

Ela fala ainda de como deve ser a aplicação do produto: “deve ser generosa e não podemos esquecer de alguns cantinhos como orelhas, pescoço e dorso dos pés. Também é importante aplicar o protetor antes de colocar a roupa de banho e passar novamente a cada duas horas ou depois de entrar na água”.

Além disso, a especialista recomenda outras formas de proteção para a cabeça e os olhos: “os chapéus são mais indicados que bonés e viseiras e devem ter, pelo menos, 7 cm de largura na aba para garantir uma proteção do rosto inteiro. Já os óculos de sol devem receber uma atenção muito especial. As lentes devem ter um bom tratamento para proteção UV, ou terão o efeito contrário ao esperado, pois as lentes escuras fazem com que as pupilas se dilatem. Se os óculos não tiverem a proteção necessária, a radiação solar vai atingir os olhos e poderá causar danos”.

Use repelente

Pele: 4 dicas infalíveis para aproveitar os Festejos do Momo sem preocupação

Foto: depositphotos

Em tempos de Zica e Febre Amarela é fundamental que você se proteja dos mosquitos que provocam essas e outras doenças. No verão, o perigo é potencializado pelo clima. A médica recomenda que o uso do repelente seja associado ao do protetor solar.

“Muita gente acaba optando por apenas uma proteção pois acredita que o efeito de um anula a ação do outro. O uso do protetor solar e repelente ao mesmo tempo é altamente recomendado. A dica para garantir o máximo efeito é aplicar o protetor solar primeiro, na pele seca, e, após 15 minutos, passar o repelente. O mesmo vale para cremes hidratantes, maquiagens e outros cosméticos: o repelente deve ser o último sempre, e reaplicado sempre que necessário”, explica Flávia Addor.

Veja mais!