Por Daiane Silva em 09/01/2012

É  uma alga  muito utilizada desde a antiguidade, é riquíssima em fósforo, celulose, sais minerais e iodo. Vem sendo utilizada para tratamentos de saúde e também estéticos, podendo ser utilizada de várias formas, como em sopas, compressas faciais e chás.

As diversas aplicações da alga…

Aqui no Brasil, vem sendo muito utilizada no meio gastronômico, pela sua textura, já que endurece mesmo sem ir à geladeira. Também é especialmente utilizada pelos chefs de cozinha espanhola, para quem já virou um item básico no preparo de seus pratos.

Agar-agar, as algas medicinais

Na culinária naturalista é um ingrediente muito popular, pois possui inúmeras propriedades, como por exemplo: é desintoxicante, regula o funcionamento dos intestinos e hidrata a pele, melhorando a aparência e a elasticidade da mesma. O que pode ser notado por causa do bom funcionamento do intestino e das aplicações em compressas.

Puro benefício!

A alga é retirada das camadas mais profundas dos oceanos e, por isso, não tem nenhuma impureza. É indicada como um moderador de apetite natural, já que sua forma em gel produz sensação de saciedade, inibindo a fome, também combate a flacidez e a celulite, funciona como um suave laxante, mantendo as contrações e funções do intestinos em perfeito funcionamento e ainda fortalece cabelos, unhas e couro cabeludo.

Algumas pessoas, aproveitando a consistência da agar-agar, utilizam-na misturada a sucos e fazem uma gelatina, mas é necessário cautela com o uso indiscriminado, já que, como toda planta medicinal, ela também pode vir a causar reações adversas, por ter composição química complexa.

Como de ser utilizada a agar-agar?

A alga é comercializada em pó ou seca, como a alga utilizada para preparar sushi, a alga Nori. Como mencionado, a alga pode ser preparada em chá, para ser usada medicinalmente, colocando-se uma colher de chá de agar-agar em um copo de água morna ou outro de sua preferência e bebido três vezes ao dia.

Veja mais!