Por Camila Albuquerque em 26/11/2012

História dos Creepers

O nome vem de “brothel creepers” (crepe, em inglês, também significa “borracha”). Inicialmente, os sapatos creepers foram criados para os soldados da Segunda Guerra Mundial, sendo usados pela primeira vez em 1945. Seu solado era perfeito para os soldados que ficavam no norte da África, pois dava mais firmeza na pisada e eram feitos de um material bem resistente. Eram botinhas de camurça com solado reto e grosso, feito de borracha. Após saírem do exército, a maioria dos ex-soldados decidiam continuar usando aqueles sapatos.

A partir daí, esses eles foram dos pés dos ex-soldados para os pés dos integrantes da banda Teddy Boys, nos anos 50. Eles o usavam com calças justas e de cintura alta, jaquetas drapeadas, roupas de veludo e cabelos elaborados. Virou o queridinho do cenário punk durante décadas. Nos anos 90, até chegou aos pés dos clubbers (pessoas que frequentavam danceterias). Nunca deixou de ser usado, porém, acaba de sair de sua “zona de conforto” (o cenário underground) e é aposta para o verão de 2013 aqui no Brasil. Também apareceu em desfiles da Chanel, por exemplo, mas ainda assim divide opiniões. Algumas acham difícil de combiná-los, outras acham extravagante e até masculino demais. Porém, atualmente os creepers estão repaginados e ganharam formas, estampas, cores e bordados bem femininos, que o deixam um charme!

Como combiná-los

  • Como ele se assemelha a um tênis, praticamente vai bem com (quase) todos os looks que você usaria com um par de tênis.
  • Shorts de alfaiataria ou jeans são os que mais combinam, só cuidado com os estampados demais, para a estampa não “brigar” com a cor do creeper. Meia-calça preta, nesse caso, pode cair bem. Um short, uma camiseta básica e um chapéu, por exemplo, formam uma boa combinação para os creepers.
  • Camisetas xadrez, tachinhas, camisetas de bandas, coletes e até blusão de crochê fazem o estilo do creeper de outras décadas, resgatando o “ar underground” de onde ele veio. Com os acessórios certos, fica perfeito!
  • Se quer algo mais feminino (o que, convenhamos, é um pouco difícil com esses sapatos super estilosos), tente saias. Plissadas, de couro ou mullet, só cuidado no comprimento: não deve passar do joelho ou ficará estranho e desproporcional. As meias-calças também caem bem nesse caso, mas é preciso saber usá-las a seu favor, cuidado para não parecer mais baixinha! Essas mesmas dicas para saias servem para os vestidos.
  • Calça jeans e legging para alongar as pernas! As calças mais justas são as que combinam com os creepers, e se combinadas com uma t-shirt divertida, deixa o look básico. Se estiver achando “normal demais”, tente os acessórios e bolsas para deixar tudo a sua cara. As lavagens e cores podem ficar à sua escolha, só tenha cuidado para não exagerar em nada e manter tudo equilibrado.
  • Sobreposições despojadas (como xadrez, moletom e camiseta de banda) combinam com os creepers, arrisque uma se seu estilo for rocker.

Looks com sapatos creepers

Veja mais!