Por Débora Silva em 06/11/2015

Os cabelos são grandes aliados da beleza e as mulheres desejam estar com os fios sempre brilhantes, sedosos e lindos. Os cuidados diários com os cabelos são fundamentais para mantê-los sempre bonitos e saudáveis, e muitas mulheres recorrem à diversos truques para tratá-los, desde o preparo de máscaras caseiras até a compra de produtos com promessas milagrosas.

Existem ainda muitas crenças que envolvem os cabelos, o que pode dificultar os cuidados adequados com os fios.

Mito ou verdade?

Ainda criança, você já deve ter escutado afirmações como “variar o shampoo faz bem, pois o cabelo se acostuma com o produto”, “os fios só devem ser cortados na lua certa” e vários outros.

Os mitos e verdades quanto aos cuidados diários com os cabelos

Foto: Reprodução/ internet

Confira a seguir se alguns dizeres populares são verdades ou apenas mitos:

A lua influencia sobre os cortes de cabelo

MITO. Os povos passados acreditavam na influência da lua para os cabelos, e que cortar os fios na lua cheia aumentaria o seu volume. No entanto, não há nenhuma evidência científica que possa comprovar a influência da lua sobre os cortes de cabelo.

Colorir o cabelo frequentemente provoca queda

MITO. A química presente na coloração não penetra no bulbo, região na qual os fios estão presos. Por este motivo, tingir o cabelo não o deixará mais predisposto à queda. Algumas colorações, como as que contêm amônia, causam problemas como ressecamento, quebra e algum tipo de dermatite de contato, caso a pessoa seja alérgica.

Água fria faz bem para os fios

VERDADE. A água quente prejudica os cabelos, pois estimula a produção de oleosidade. Por isso, o mais indicado é a temperatura fria ou morna.

O condicionador não deve ser usado na raiz

VERDADE. O condicionador é desenvolvido para proporcionar aos fios um pouco da hidratação que foi removida durante a lavagem e, se for aplicado no couro cabeludo, causará o aumento da oleosidade e irritação. A distância recomendada para a aplicação do produto é de ao menos dois palmos da raiz.

O shampoo deve ser variado

MITO E VERDADE. Os fios não se acostumam com o shampoo, no entanto, um produto que você achava ótimo pode, sim, deixar de ter o efeito desejado. Por exemplo, pode ser que um shampoo para fios oleosos reduza o seu efeito no inverno, pois, com a temperatura da água mais quente, a produção sebácea é estimulada. Recomenda-se ter pelo menos dois tipos de shampoo e alterná-los a cada lavagem ou quando o resultado não for como o esperado.

Veja mais!