Por Nayla Georgia em 12/09/2012

Quando há pressa em perder alguns quilos, muitas mulheres investem nas dietas rápidas, mas poucas sabem dos malefícios que estas trazem junto com a perda de peso instantânea. Em cada uma dessas dietas o valor energético e nutritivo são muito reduzidos, portanto a ideia de emagrecer com saúde já pode ser esquecida. A imunidade do organismo cai bastante e isso traz consequências severas, como casos de anemia, por exemplo, e, além disso, é fácil de recuperar o peso perdido assim que a dieta for abandonada.

Os malefícios das dietas rápidas

Foto: Reprodução

As dietas instantâneas tendem a restringirem a alimentação de uma forma drástica, no entanto algumas permitem exageros na ingestão de certos tipos de alimentos, o que torna o cardápio tedioso e isso influencia no aumento das beliscadas em alimentos durante o dia. Os órgãos como o fígado e rins tendem a ficar muito sobrecarregados e há a possibilidade de uma carência nutricional ser ocasionada, dessa forma, a predisposição à anemia, osteoporose e outras doenças crescem. Outro lado negativo desse tipo de dieta é que o lado emocional também é abalado com a redução ou corte total de determinados alimentos.

As 3 dietas rápidas que devem ser evitadas para quem quer emagrecer com saúde

  • Dieta dos pontos: Nesse tipo de dieta cada alimento tem um determinado valor em pontos e vai do paciente escolher quais alimentos desejar, contanto que não ultrapasse a quantia diária de pontos. Como o objetivo é apenas a perda de peso, não há foco em uma alimentação saudável.
  • Dieta funcional: Com cardápios concentrados em alimentos que auxiliam o organismo a combater os radicais livres, que promovem o equilíbrio mineral e do metabolismo, a dieta funcional pode ser ruim por ser pré-pronta. Não há orientação nutricional nos alimentos, apenas funcionam para o combate dos radicais livres.
  • Dieta dos shakes: Famosa por queimar calorias rapidamente e também por substituir uma grande refeição do dia, a dieta a base de shakes não é o melhor caminho para perder peso com saúde. Nem sempre a bebida prática possui a quantidade necessária de nutrientes para substituir uma refeição e muitas vezes essa troca pode baixar a imunidade do organismo.

Por que as dietas em longo prazo são mais aconselháveis?

Pode ser bastante demorado comparado aos resultados das dietas mencionadas anteriormente, mas ao aderir uma dieta saudável os resultados são mais positivos. O ideal é seguir uma dieta balanceada com 1300 a 1500 calorias por dia, com algumas restrições adequadas, como açúcar e gorduras, nesse tipo de dieta cerca de 500 gramas são perdidos por semana. Ao seguir uma dieta indicada por um nutricionista a pessoa começa toda uma reeducação alimentar e com isso a saúde melhora consideravelmente, além de que o organismo se acostuma com os alimentos diversificados que são ingeridos e isso ajuda a não ter uma recaída na dieta.

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