Por Nayla Georgia em 20/09/2013

Toda mulher bem informada sabe que fibras são essenciais para o bom funcionamento do organismo, principalmente as que sofrem com problemas de prisão de ventre. As fibras além de ajudarem a regular o intestino preso, também são ótimas para quem deseja emagrecer, pois aumentam a sensação de saciedade e isso faz com que se coma menos. Outros benefícios desse ingrediente são: previne câncer de cólon, hipertensão, obesidade, hemorroidas, úlceras, problemas no coração, reduzem o colesterol e controlam o índice glicêmico. É indicado para um adulto consumir de 20 a 30 gramas de fibras diariamente e quando o intuito é regular o intestino, a quantidade de água tomada por dia deverá ser aumentada ou o efeito será contrário.

Os benefícios dos alimentos ricos em fibras

Foto: Reprodução

Tipos de fibras

As fibras são divididas em dois tipos: solúveis e insolúveis. Conheça mais sobre cada um a seguir.

Solúveis

São as fibras que se ligam às moléculas de água e acabam por se transformarem em um tipo de gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e evitar que elas sejam absorvidas pelo intestino. Essas fibras ajudam na diminuição do nível de colesterol, prevenindo o surgimento de alguma doença cardiovascular e também auxiliam no combate à obesidade, pois induzem a uma menor ingestão de alimentos. A principal fibra solúvel é a pectina, que pode ser encontrada em frutas, vegetais, leguminosas e farelos de aveia.

Insolúveis

As fibras insolúveis são as reais responsáveis pelo regulamento do intestino. Elas podem ser encontradas em alimentos vegetais e nas frutas consumidas com casca, mas sua maior fonte são os grãos de cereais, tais como o milho, a soja, e o grão de bico. Vale lembrar de que essas fibras só poderão cumprir sua função no organismo quando acompanhadas de uma grande ingestão de água. Recomenda-se beber, no mínimo, um litro e meio de água todos os dias.

Lista de alimentos ricos em fibras

  • Cereais: Granola e gérmen de trigo;
  • Legumes: Beterraba e abóbora;
  • Verduras: Couve, acelga, alface, espinafre, nabo e agrião;
  • Frutas: Ameixa, abacaxi, uva-passa, damasco, laranja, mamão e figo;
  • Outros: Feijão, fava, grão de bico, bolachas enriquecidas com fibras e pão integral.

Maneiras de consumir bem as fibras diariamente

Típico café da manhã americano

Ao assistir uma cena de desjejum num filme norte-americano é comum ver os personagens se deliciando com uma tigela cheia de cereais e leite. Essa combinação é excelente para a saúde, pois os cereais integrais são os campeões em fibras.

Prefira os integrais!

Pão, arroz e macarrão são alguns exemplos dos alimentos integrais que estão no mercado. Eles possuem mais grãos em sua composição, logo, são mais ricos em fibras. Essas são insolúveis e aumentam a saciedade de quem consome.

Coma com o bagaço!

As frutas são ótimas opções de sobremesa e são ricas em fibras, contudo a maior parte delas está na casca e no bagaço. Essas partes são, geralmente, negligenciadas pelas pessoas e isso é um erro. Portanto sempre que possível, insira o bagaço e a casca na sua alimentação.

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