Por Anna de Cássia em 12/09/2012

Para aqueles que desejam manter uma saúde perfeita e bem equilibrada, não é nenhuma novidade que um dos passos mais importantes é ter uma boa alimentação. Por isso, mudar o cardápio e eliminar de vez os alimentos que não fazem bem à saúde é fundamental.

Mas existem algumas disfunções no organismo de algumas pessoas, por exemplo, as que apresentam altas taxas de colesterol no sangue. Para controlar estas disfunções é necessário consumir alimentos que possam complementar a dieta e suprir a carência de alguns nutrientes que são importantes para o controle das disfunções.

Benefícios do Amaranto

Detalhes dos benefícios deste grão! O Amaranto pode ajudar contra o colesterol, pressão alta e muitos mais! | Foto: Reprodução

Uma boa opção para quem precisa deste complemento é o amaranto. Principalmente para o colesterol alto, ele provou-se bastante eficiente. Trata-se de um grão altamente nutritivo, que há tempos já é muito utilizado na preparação de pratos pelo mundo inteiro, mas só recentemente ficou conhecido no Brasil. Acrescentar amaranto nas refeições pode aumentar incontavelmente o número de nutrientes da alimentação, sem alterar em absolutamente nada o sabor da comida.

O amaranto contra o colesterol ruim

Grandes quantidades de colesterol ruim (LDL) acumulado na veia pode causar aterosclerose, que futuramente pode até levar a um infarto. Por isso, manter as taxas de colesterol normais é muito importante, principalmente em obesos e idosos, que estão mais vulneráveis aos infartos. O amaranto apresenta propriedades cuja função principal é ajudar a controlar o colesterol LDL, tornando-se então uma maneira simples e gostosa de evitar a aterosclerose e outros problemas cardíacos.

Outros benefícios do amaranto

  • O grão apresenta aproximadamente 15% de sua constituição apenas de proteínas com um teor biológico elevado. Estas proteínas apresentam todos os aminoácidos que não são produzidos por nosso corpo, mas que são essenciais para o funcionamento dele.
  • Ele é um dos poucos vegetais que se apresentam como uma ótima fonte do cálcio biodisponível, que pode ser absorvido mais facilmente pelo nosso organismo.
  • Além de ser rico em fósforo, zinco, fibras e outros nutrientes, o amaranto ainda tem a vantagem de não apresentar glúten.
  • Ele protege o coração e também ajuda a reduzir a pressão arterial quando está elevada.
  • Reforça o sistema imunológico e ajuda bastante no ganho de massa magra.

Como acrescentar este grão na sua dieta

O amaranto pode ser encontrado em lojas cuja especialização são os produtos naturais. Normalmente é comercializado em forma de grão, farinha, ou em flocos que é o mais vendido. Assemelha-se com os flocos de aveia, e não possuem gosto forte nem alteram em nada o sabor dos alimentos aos quais são acrescentados.

  • Os grãos podem ser consumidos cozinhados, ou misturados em alguma salada, sopa, molho, suco ou vitamina. Pode-se também fazer um chá com os grãos do amaranto.
  • Os flocos podem ser misturados à frutas, papas, iogurtes e outros alimentos do tipo.
  • A farinha pode ser utilizada como ingrediente no preparo de doces, bolos, pães e derivados.

Existe também o óleo de amaranto, que é o mais indicado para consumo quando o objetivo é o controle das taxas de colesterol.

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