Por Nayla Georgia em 20/02/2013

Ter um corpo saudável e bem regulado é o desejo de toda mulher que se importa com a boa saúde, por isso a escolha dos alimentos deve ser sempre estratégica e cuidadosa. Um cereal muito importante para a dieta saudável é a aveia, que proporciona muitos benefícios à saúde e é considerada um alimento completo. É possível encontrar o cereal em forma de farelo, farinha ou flocos, servindo de ingrediente para bolos, biscoitos, mingaus, papas etc. Pessoas que sofrem com desgaste físico e mental se dão muito bem com os efeitos da aveia, lembrando que ela também auxilia no desenvolvimento do feto para as mulheres grávidas. Para a surpresa de muitas pessoas, a aveia não somente atua no interior do corpo, mas também externamente tratando de problemas na pele, como eczemas, por exemplo.

Nutrientes e demais benefícios

Os benefícios da aveia

Além de emagrecer, consumir este cereal controla o colesterol e evita a prisão de ventre. | Foto: Reprodução

  • Na aveia é possível encontrar vitaminas, proteínas e vários minerais, como o ferro, cálcio magnésio, zinco, cobre, manganês, sílica e ainda fibras.
  • Por ser rica em vitaminas do complexo B, a aveia ajuda a melhorar a concentração, a enxaqueca, insônia, ansiedade e hiperatividade.
  • É usada para prevenir hipertireoidismo.
  • Trata infecções urinárias, fortes dores de cabeça e diversas outras doenças.

O poder das fibras

Para se ter uma vida saudável e livre de complicações acerca do bem estar físico, é preciso ter uma alimentação equilibrada e repleta de nutrientes estratégicos que vão ajudar em cada função desempenhada pelo sistema. Entre esses nutrientes essenciais estão as fibras, que são cheia de ações positivas para o organismo. Na aveia, a quantidade de fibras presente é bem grande, por isso adicionar esse cereal no cardápio diário é importante. As fibras ajudam na regulação do intestino, evitando a terrível prisão de ventre e permitindo que os nutrientes sejam absorvidos, eliminando as toxinas. Há estudos ainda que provam que a aveia é altamente eficiente na prevenção de tumores intestinais, logo, o câncer de cólon é evitado. Os diabéticos também conseguem ter uma vida melhor consumindo o cereal, pois se unido ao açúcar dos alimentos, faz com que ele caia mais lentamente na corrente sanguínea. Pessoas que têm taxas de colesterol elevadas podem ter o LDL reduzido, impedindo que as gorduras sejam depositadas nas artérias, prevenindo problemas cardíacos.  Quem deseja emagrecer pode consumir a aveia e esperar que suas fibras ajam positivamente, já que elas dão a sensação de saciedade ao chegarem ao estômago.

Atenção

Mesmo com vários benefícios, a aveia deve ser consumida com moderação, visto que o exagero desse cereal pode causar inchaço e gases. O ideal é consumir, no máximo, 60 gramas por dia.

Veja mais!