Por Lia Vieira em 03/11/2014

Você sabia? A ameixa seca traz benefícios à dieta para quem busca correr pelo peso ideal, ter um corpo saudável e bonito, a fruta também traz outras melhorias, como, por exemplo, no combate a prisão de ventre, melhorando o funcionamento do intestino, e até mesmo colaborando na saúde do organismo. Que tal incrementar sua dieta com a ameixa seca no cardápio?

Os benefícios da ameixa seca na dieta!

Foto: Reprodução

Diminua a fome comendo ameixa seca

Todo mundo busca por uma dieta que não deixe ninguém morrendo de fome e uma ótima dica é ingerir ameixa seca, começando em pequenas quantidades para minimizar o apetite. Estudos realizados nos Estados Unidos, com cem homens e cem mulheres, indicaram uma diminuição de peso, os homens ingeriram cerca de quinze ameixas secas, e as mulheres, cerca de meia dúzia. Neste teste, ambos os sexos perderam cerca de dois quilos e um centímetro de cintura ao longo de três meses. Sensações positivas entre os voluntários do teste também foram analisadas, sendo que ambos os sexos se sentiram mais satisfeitos, comprovando que ingerir o alimento torna mais fácil atingir metas de perca de peso de modo gradativo.

Ameixa seca – Vitaminas e suas propriedades

Nutricionistas recomendam ingerir ameixas secas pelo menos três vezes ao dia, ficando atento às combinações de alimentos e calorias, o ideal é sempre consumir a fruta inteira, garantindo assim todas as fibras da fruta. Vamos conhecer outras curiosidades e pontos positivos da ameixa seca em nosso organismo.

  • Ameixa seca antioxidante: estudos mostram que a ameixa seca possui mais antioxidantes que à ameixa natural, isto ocorre, pois durante a sua desidratação, são formados na fruta, novos compostos. O efeito antioxidante é ideal para neutralizar a ação dos radicais livres, que são moléculas responsáveis por danos em nosso organismo.
  • Poucas calorias: a ameixa seca possui em média 36 calorias.
  • Rica em fibras: suas fibras diminuem a fome fora de hora e enganam a vontade de comer outros alimentos prejudiciais à saúde e ao regime, como doces e salgados.
  • Poderosa reguladora do intestino: é rica em sorbitol, ácido diidroxifenil isatina e fibras, estas substâncias ajudam o intestino a funcionar, sendo ideal para homens e mulheres com prisão de ventre ou intestino preguiçoso.
  • Vitamina C: a ameixa seca é rica em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo, diminui o estresse, combate o envelhecimento da pele, evita doenças oftalmológicas e reduz o risco de derrames, o crescimento de tumores e sintomas de gripe.
  • Variedade de nutrientes: a ameixa seca também é rica em magnésio, potássio, manganês e vitaminas do complexo B.

Veja mais!