Por Natália Petrin em 28/01/2016

Os alimentos que são dotados de fibras são aliados daqueles que sofrem com a constipação intestinal, uma vez que ajudam a melhorar o funcionamento intestinal, além de trazer o equilíbrio alimentar.

Trata-se de uma parte dos carboidratos que não é absorvida nem digerida pelo organismo, que aumentam o volume das fezes e, por isso, aceleram a eliminação.

Benefícios das fibras

Apesar de serem famosas por regular o trato intestinal, as fibras carregam ainda muitos outros benefícios, e estão divididas entre as fibras solúveis e insolúveis.

Fibras solúveis: como o nome mesmo já sugere, as fibras solúveis absorvem a água, o que faz com que se transformem em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias, evitando que sejam absorvidas pelo intestino. Isso ajuda a prevenir o câncer. Além disso, ajudam a retardar a absorção de carboidratos, ajudando a manter uma sensação de saciedade por mais tempo, sendo excelente para quem está de dieta. Ajuda ainda a diminuir as taxas de LDL – colesterol ruim.

Fibras insolúveis: entram em ação no funcionamento do intestino.

Os alimentos dotados de mais fibras do que uma maçã

Foto: Pixabay

Para aproveitar os benefícios das fibras, recomenda-se que sejam consumidas entre 20 e 30 gramas de qualquer um dos dois tipos. É importante, entretanto, que seja feito o consumo de água em bastante quantidade, uma vez que sem ela, ao invés de soltar o intestino, as fibras vão prender, principalmente quando o consumo maior for de fibras solúveis.

Alimentos ricos em fibras

Os alimentos que são ricos em fibras solúveis são: farelo de aveia, cevada, leguminosas, frutas, legumes, verduras.

Os alimentos que são ricos em fibras insolúveis são: legumes, verduras, frutas, trigo, arroz, pão – versões integrais –, entre outros.

Comparados com a maçã argentina, mais conhecida fonte de fibras, podemos citar outros alimentos que também podem ser inseridos na alimentação, trazendo não só fibras como outros nutrientes. Confira:

  • Feijão branco: contém 8,5 gramas de fibras em 100 gramas (aproximadamente meia xícara de chá de feijão).
  • Pera: uma pera contém aproximadamente 3 gramas de fibras, além de ser rica em vitaminas A, C e do complexo B.
  • Amendoim: a cada meia xícara de chá (aproximadamente 100 gramas) de amendoim, encontramos 8 gramas de fibras. Além disso, o alimento é rico em proteínas, minerais, vitaminas e fitoquímicos que ajudam a proteger o coração e manter a pele mais jovem.
  • Abacate: metade de um abacate médio, ou cerca de 100 gramas, contém cerca de 6,3 gramas de fibras, sendo rico ainda em substâncias antioxidantes e gordura boa.
  • Grão-de-bico: meia xícara de chá (aproximadamente 100 gramas) contém 12,4 gramas de fibras, além de proteína e minerais, vitaminas B1, B6 e ácido fólico.

Veja mais!