Por Natália Petrin em 16/03/2016

O período da TPM é, com toda certeza, bastante difícil para muitas mulheres ao redor do mundo. Sintomas como inchaço, cólicas, ansiedade e irritação fazem parte dessa rotina mensal que incomoda e atrapalha as tarefas do dia a dia dessas mulheres. O que muita gente não sabe é que os alimentos – que algumas de nós, inclusive, têm compulsão durante esse período – podem ajudar a controlar vários desses sintomas, aliviando a ansiedade desse período sem impactar na balança.

Outra dica é praticar exercícios físicos. Sabemos que nem sempre é agradável fazer qualquer coisa durante a TPM, mas a prática de atividades físicas ajuda a liberar endorfina, substância que também vai ajudar a amenizar os sintomas que aparecem nesse período.

A saúde digestiva

A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), estima que aproximadamente 18 milhões de mulheres sofrem quatro vezes mais que os homens com os problemas intestinais, e muitos desses problemas podem ter origem nas emoções. A saúde digestiva é baseada em uma alimentação balanceada e rica em fibras unidos aos exercícios físicos, mas também às emoções sob controle.

A nutricionista Juliana Dantas, do Hospital do Coração de São Paulo, afirma que “a velha máxima de sair do sedentarismo e beber muita água funcionam muito bem. Meia hora de atividade física diariamente são suficientes para que o intestino comece a funcionar melhor”.

Mulher com as mãos nos ouvidos

Foto: Depositphotos

Alimentos que ajudam a combater a TPM

Pensando nos dois fatores determinantes dos tópicos anteriores, o Garota Beleza separou uma lista de alimentos que mantêm a saúde digestiva, mas também ajudam a combater a TPM.

  • Água: esse elemento ajuda a evitar dores de cabeça, a manter o corpo hidratado e também evita o inchaço, comum nesse período.
  • Cereais integrais e leguminosas: os alimentos desses grupos ajudam a aliviar o mal-estar e a irritabilidade desse período, já que são ricos em triptofano e vitamina B6.
  • Vitamina E: essa vitamina, presente em amêndoas, abacate, azeite e sementes de girassol, segundo pesquisas, ajuda a diminuir a sensibilidade nos seios durante o período de TPM.
  • Vegetais verde-escuros: ajudam a diminuir as cólicas e manter a disposição durante o dia e são ricos em magnésio, essencial durante esse período.
  • Peixes: ômega-3, presente nos peixes, ajudam a melhorar a saúde de uma forma geral.

O que evitar consumir nesse período?

Sabe aquele chocolate que adoramos comer quando estamos de TPM? Sinto dizer, mas esse é um dos alimentos que estão na lista de “o que evitar consumir durante a TPM”. Isso porque os alimentos que contêm cafeína, como refrigerantes, bebidas alcoólicas, café e o chocolate aumentam a irritabilidade.

Além disso, você deve evitar alimentos embutidos e defumados, assim como alimentos industrializados e sal, que causam a retenção de líquidos, e os laticínios, que acabam dificultando a absorção de magnésio, mineral essencial para o organismo, principalmente durante o período da TPM.

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